gestao para profissionais liberais

Conheça 6 dicas de gestão para profissionais liberais

Uma boa gestão para profissionais liberais permite o controle eficaz do negócio e uma visão estratégica para o crescimento do empreendimento

 

Trabalhar para você mesmo é uma tarefa desafiadora. Embora muitas pessoas tenham migrado da CLT para o CNPJ, gerenciar as rotinas e promover um crescimento sustentável demanda não só experiência: também é preciso saber fazer a gestão da empresa. E para os profissionais liberais contábeis, saber gerir o próprio negócio vai além de garantir o futuro, na medida em que é preciso servir de exemplo para os clientes.

Por isso, elencamos 6 dicas que podem ajudar na gestão para profissionais liberais, de forma que alcancem os resultados com mais eficiência e segurança para o negócio. Confira:

 

1. Planejar antes de agir!

Em qualquer negócio, o planejamento estratégico é fundamental para a sustentabilidade. É com essa estratégia que o responsável pelo empreendimento define os riscos de operação, as fraquezas, as oportunidades, o cenário econômico e as possibilidades de crescimento em marcos temporais previamente estabelecidos: curto, médio e longo prazos. Para o profissional liberal, esse planejamento fornece uma avaliação criteriosa sobre como o negócio pode caminhar, informações para previsibilidade que são, inclusive, fundamentais para corrigir possíveis erros.

Portanto, antes de tomar decisões de forma autônoma, execute bem o planejamento estratégico.

 

2. Não erre nas finanças

 A gestão para profissionais liberais só é realmente bem executada quando o financeiro é incluído no processo. Fazer a gestão financeira do negócio proporciona mais tempo para investir nas atividades-fim da empresa. O princípio básico já diz o que essa estratégia demanda: controlar gastos e conhecer todas as receitas. Para não impactar o andamento da empresa, evite empréstimos, financiamentos e compras a prazo que não são urgentes. Promova um controle de forma que o volume de receitas sempre supere o das despesas.

 

3. Gestão do tempo

A procrastinação é um dos maiores vilões de qualquer empreendimento. E, na gestão para profissionais liberais, otimizar o tempo demanda que esse erro não aconteça tanto na execução das atividades-fim, como no gerenciamento do negócio. A flexibilidade é uma das vantagens que atrai contadores para atuar de forma autônoma. Porém, a área possui prazos e obrigações específicas que, se não forem cumpridos, podem prejudicar inclusive a segurança contábil dos clientes. Por isso, adiante sempre que possível as tarefas e crie rotinas que sejam realistas.

 

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É importante saber organizar seu tempo

 

4. Saiba o quanto vale seu trabalho

Esse é outro grande desafio vivenciado por muitos profissionais liberais: não saber precificar os serviços. A competitividade está relacionada também à precificação, entre outros fatores. Porém, é preciso haver um equilíbrio para ter retorno do mercado. Apresente todos os benefícios e seguranças que seus serviços oferecem para o cliente. Fortaleça uma postura proativa e de principal assessora para os negócios. Mas não ignore o mercado: consulte os preços cobrados pela concorrência e elabore um pacote adequado com as características do seu escritório.

Vamos reforçar:

  • Avalie criteriosamente o mercado e os preços praticados;
  • Faça o levantamento de seus custos fixos e variáveis;
  • Tenha uma margem de lucro realista;
  • Fortaleça os pontos fortes do seu negócio e crie formas de agregar valor aos serviços.

 

5. Seja visto!

O mundo é digital. E é nesse ambiente que o profissional liberal deve investir tempo e estratégias para apresentar ao mercado todas as suas qualidades. Estamos falando de marketing!

  • Mantenha site e redes sociais atualizados;
  • Crie uma conta no Google Meu Negócio e insira todas as informações pertinentes ao funcionamento do seu escritório e formas de contato;
  • Produza conteúdos que aumentem sua reputação online;
  • Marketing não é só vendas: compartilhe informações que auxiliem os prospects e clientes dentro do seu nicho.

 

E lembre-se: você não pode fazer tudo sozinho. Com relação ao marketing do seu negócio, invista em formas de nutrir a relação com seus clientes. E aqui vai outra dica especial: a Plataforma Contas em Revista oferece uma série de recursos para expandir seu negócio por meio do marketing contábil. Acesse e comece a investir em um posicionamento sólido e de destaque no mercado da contabilidade.

 

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