Carência de oito meses para o pagamento do empréstimo
está entre os pontos vetados pelo governo
A Lei nº 13.999/20, publicada dia 19, cria uma linha de crédito emergencial para que micro e pequenas empresas tenham caixa para atravessar a crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Batizado de Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o financiamento é limitado a 30% da receita bruta obtida em 2019 ou, no caso de empresas com menos de um ano, a 50% do capital social ou 30% da média de faturamento mensal desde o início da atividade.
O empréstimo pode ser pago em até 36 prestações mensais, corrigidas pela taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic, atualmente fixada em 3% ao ano), acrescida de 1,25% sobre o valor concedido.
As empresas que contratarem a linha de crédito obrigam-se a manter, da data da concessão do empréstimo até 60 dias depois do pagamento da última parcela, número de empregados igual ou superior ao que tinham em 18 de maio. Além disso, não podem utilizar os valores financiados para distribuir lucros e dividendos entre os sócios.
No Pronampe, a União garante 85% dos recursos e o restante é complementado pelas instituições financeiras.
Alguns dispositivos aprovados pelo Congresso Nacional foram vetados pelo governo. Um deles previa uma carência de oito meses entre a obtenção do empréstimo e o pagamento da primeira parcela e foi vetado por contrariar o interesse público e gerar risco à própria política pública, “ante a incapacidade dos bancos públicos de executarem o programa com as condições apresentadas pelo projeto”. Outro impedia que os bancos negassem crédito a empresas inscritas nos serviços de proteção ao crédito. O veto foi justificado pelo fato de a medida contrariar “os princípios da seletividade, da liquidez e da diversificação de riscos” com potencial prejuízo aos cofres públicos.
Bom dia, mas ainda dependemos de outras resoluções para poder receber esse auxilio.
Gostaria de fazer um empréstimo para salvar minha empresa
Gostaria de saber como posso conseguir esse empréstimo. Estou no mercado desde 1985 e nunca passei por uma situação como a atual.
Olá, Almir. Você tem razão. O Pronampe precisa ser regulamentado antes de a linha de credito chegar às mãos dos empresários.
Olá, João. Por ora, o Pronampe foi apenas sancionado. O governo ainda precisa publicar as regras de concessão dos empréstimos. Continue acompanhando as informações transmitidas por seu contador.
Olá, Oscar. É uma situação inusitada mesmo, não é? Mas, como foi dito na resposta ao João, ainda é preciso aguardar o governo regulamentar essa linha de crédito. Continue acompanhando as informações transmitidas por sua empresa contábil.
qual site ou aplicativo para solicitar ajuda?
Olá, Carlos. Como foi dito, o Pronampe ainda precisa ser regulamentado. Só depois disso é que saberemos como as linhas de crédito serão disponibilizadas.
bom dia eu estou precisando de um emprestimo para salva a minha empress. a minha empressa e uma escola eu estou dando aula online. graças a DEUS mals para manter eu preçiso de um emprestimo
Olá, Fabíola!
O dinheiro disponibilizado pelo governo para o Pronampe esgotou-se rapidamente. Há outras linhas de crédito, mas com condições menos favoráveis. O gerente de seu banco está mais apto a explicar as linhas disponíveis para você e seu contador pode auxiliá-la fornecendo as informações que serão exigidas pelo banco. Contudo, as instituições financeiras vão analisar os dados que você fornecer e avaliar se concederão ou não o crédito. Infelizmente, muitas micro e pequenas empresas do País estão em situação semelhante a sua e boa parte delas não teve acesso a crédito.