comunicacao e oratoria para contadores

Conheça 5 dicas de comunicação e oratória para contadores

Comunicação e oratória para contadores são estratégias que ajudam a maximizar o poder de venda e a retenção dos clientes, tornando-se diferenciais de um escritório contábil

 

“60% dos problemas das empresas são consequências de uma má comunicação”. Tal afirmação foi proferida pelo professor e escritor Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna. Ela relaciona os ruídos e problemas organizacionais à baixa capacidade dos líderes de se comunicarem de forma clara e eficiente com suas equipes. Na contabilidade, então, é praticamente impossível executar um bom serviço sem se atentar à comunicação e oratória para contadores, principalmente quando o assunto é o relacionamento com os clientes – atuais e futuros.

Um dos pontos-chave da comunicação é a primeira impressão, que conta muito na hora de fechar um negócio. Torna-se um grande diferencial o gestor contábil e todos da equipe que possuem contato com clientes ou prospects saberem apresentar suas ideias, serviços e produtos de maneira clara e com uma boa oratória. Afinal, o cliente pode até entender, de forma geral, a necessidade de estar amparado por um escritório contábil, porém, o relacionamento pode se romper caso ele não sinta segurança no que é transmitido nas reuniões (presenciais e online).

Existem diversas situações em que a boa comunicação e oratória para contadores podem solucionar problemas e transpor desafios, entre elas:

  • Apresentação de projetos;
  • Mediação de conflitos;
  • Fortalecimento do networking;
  • Otimização do engajamento com as equipes;
  • Negociação para cancelamento de contratos ou ajuste de valores de serviços;
  • Descrição das obrigações do cliente contábil.

Para ajudá-lo nessa tarefa, apresentamos algumas dicas que podem melhorar a comunicação e a oratória para contadores.

 

  1. Planejamento e preparo

Antes de qualquer reunião, é muito importante conhecer o tema que será apresentado. Dessa forma, é possível adquirir segurança sobre o que será falado. Veja algumas dicas:

  • Reserve um tempo para analisar o tema;
  • Faça um planejamento, como um roteiro, sobre o que será apresentado;
  • Fortaleça os pontos principais do debate;
  • Certifique-se de deixar todos os pontos bem esclarecidos;
  • Lembre-se de que muito provavelmente o cliente ou prospect não possui conhecimentos técnicos em contabilidade;
  • Treine o roteiro antes da apresentação em voz alta.

 

  1. Respiração

Procure respirar bastante, pausadamente e com tranquilidade. Isso pode ajudar a evitar que você ‘engula’ as palavras durante a explanação. Seu cliente precisa ter a sensação de que o gestor contábil, ou qualquer outro profissional da equipe de atendimento, está seguro sobre o que está sendo apresentado. Uma oratória ofegante causa desconforto para quem ouve e atrapalha a compreensão do conteúdo.

 

  1. Postura

Evite movimentos involuntários, como mexer demais as pernas, bater com a caneta sobre a mesa ou outras ações que podem ser interpretadas como tensão. Essa é uma dica de comunicação e oratória para contadores que vão participar de alguma reunião ou encontro presencial. Principalmente durante uma apresentação, em que o contador será o centro das atenções, é muito importante se movimentar pelo espaço sem exageros. Ou seja, evite ficar preso apenas em um canto (próximo ao computador ou quadro, por exemplo).

 

  1. Gere rapport

O rapport é uma técnica muito aplicada, principalmente em vendas. Trata-se de um conceito voltado para criar empatia com um prospect ou gerar retenção para a empresa contábil. Algumas estratégias por trás do rapport incluem:

  • Sorrir durante a apresentação nos momentos corretos;
  • Tratar a outra pessoa pelo nome;
  • Transparecer otimismo;
  • Ser paciente;
  • Encontrar alguma conexão com quem está falando.

 

  1. Evite longas reuniões

O tempo é um dos ativos mais caros e importantes para qualquer negócio. Por isso, lembre-se que seu lead, prospect ou cliente possuem outras demandas e compromissos. Dessa forma, prepare a conversa para que ela seja direta e objetiva. Assim, a outra pessoa terá tempo para tirar dúvidas e solicitar mais detalhes caso seja necessário. Também conhecidas como reuniões inchadas, encontros desse tipo costumam ter muito conteúdo e distanciar a atenção da outra pessoa. Portanto, evite-as.

 

Tempo e dedicação

Essas são algumas dicas para se dominar uma boa comunicação e oratória para contadores, mas lembre-se que alcançar o domínio dessa estratégia exige tempo e dedicação. É preciso, inclusive, buscar o feedback do interlocutor para ter certeza de que todo o tema apresentado ficou claro, além de aperfeiçoar os pontos fracos encontrados nesse retorno.

 

Com a experiência adquirida ao longo do tempo, as técnicas de conversação e relacionamento vão sendo aprimoradas e se tornam um grande diferencial em um mercado cada vez mais competitivo como é a contabilidade.

 

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