metricas de marketing contabil

Saiba o que são e como usar métricas de marketing contábil

Além de auxiliar a tomada de decisão, as métricas de marketing contábil permitem um conhecimento mais profundo sobre o negócio

 

A complexidade dos negócios de contabilidade demanda acompanhamento frequente e com indicadores de desempenho específicos para cada meta do planejamento empresarial. Nesse sentido, as métricas de marketing contábil não podem ficar de fora da estratégia. Mas você sabe quais são as mais comuns e como utilizá-las no seu escritório?

De forma geral, as métricas de marketing contábil são medidas de desempenho que permitem avaliar o andamento das estratégias da área, obtendo e comparando seus resultados em relação à estratégia macro. Podem ser divididas em métricas de atração, conversão e de receita. É por meio das métricas que o contador pode estruturar ou repensar o planejamento estratégico.

Saiba mais sobre cada uma delas aqui:

 

Métricas de atração

Dentro das métricas de marketing contábil, a atração de clientes é o primeiro passo para ampliar e solidificar o negócio. É aqui que o contador deve avaliar o tráfego do site, origem das visitas, quais são as mais recorrentes, compartilhamento de conteúdo e tráfego em dispositivos móveis, entre outros indicadores. As métricas de atração permitem ao contador perceber quais estratégias estão funcionando para o marketing contábil.

 

Métricas de conversão

De pouco vale o tráfego no site se esses usuários não são convertidos em leads e, posteriormente, em clientes. Afinal, as métricas de marketing contábil são valiosas por apresentar estrategicamente quais os melhores caminhos que o escritório deve seguir para ampliar a reputação e o posicionamento no mercado. Para definir as ações necessárias para aumentar as conversões, os seguintes aspectos devem ser levados em consideração:

  • Rejeição: é a taxa que apresenta o percentual de pessoas que ingressaram no site da empresa contábil, porém, não demonstraram interação. Dentro do portal, a taxa de rejeição apresenta quais conteúdos e páginas despertam menos interesse dos internautas. Para o marketing contábil, essas informações auxiliam na criação e reestruturação de palavras-chave a fim de melhorar a busca e experiência digital do usuário;
  • Total de conversões: trata-se do número absoluto de usuários que baixaram um e-book, assinaram uma newsletter ou se cadastraram para receber algum material informativo;
  • Click-through rate ou CTR: são termos que representam a taxa de cliques. Essa métrica apresenta um comparativo entre as pessoas que clicaram em um e-mail marketing e o número de e-mails abertos, por exemplo. Dessa maneira, o contador pode avaliar se a estratégia de e-mails está funcionando;
  • Novos visitantes e visitantes recorrentes: a relação entre o número de conversões decorrentes de visitantes que acessaram o site pela primeira vez e os que acessam com frequência permite conhecer o perfil do público e identificar se o conteúdo é de fato relevante o suficiente e o que pode ser melhorado.

 

Métricas de receita

Entre as métricas de marketing contábil, o acompanhamento do retorno de investimento é um dos mais preconizados no momento de reestruturar a estratégia. Ou seja, essa métrica apresenta custos e receitas, permitindo ao contador ter em mãos quais foram os investimentos em marketing que apresentaram os maiores e os menores retornos. As métricas de receita mais importantes são:

  • Custo de aquisição por cliente (CAC): essa métrica aponta quanto o escritório contábil deve investir para adquirir um cliente. Essa é a chave para que o orçamento esteja alinhado com as metas determinadas no plano de negócio;
  • Retorno sobre o investimento (ROI): a palavra-chave aqui é lucro. Essa métrica é calculada com base no investimento realizado em marketing e a receita obtida;
  • Lifetime Value (LTV): aqui o contador tem acesso ao lucro de um cliente enquanto ele estiver ativo. Com essa métrica de marketing contábil, o gestor ganha previsibilidade e uma dimensão melhor sobre qual será a receita.

As métricas de marketing contábil são os dados mais confiáveis para que o executivo escolha as melhores ações para manter o escritório ativo no mundo digital. Mais que isso, as métricas detalham a situação do negócio e quais as formas de melhorar seu posicionamento, adquirindo e fidelizando clientes. Afinal, a gestão do escritório demanda acompanhamento real e estruturado para que as estratégias revertam em metas atingidas e resultado favorável para o escritório contábil.

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