basico do marketing para contabilidade

Conheça o básico sobre marketing para contabilidade

O marketing para contabilidade vai muito além de ter um perfil nas mídias sociais; é preciso, também, estar por dentro das estratégias e modelos para cada abordagem

 

Comunicação e marketing para contabilidade não são a mesma coisa. Muito pelo contrário. Embora os conceitos estejam diretamente relacionados, possuem propósitos e estratégias próprias para gerar valor para os negócios e atender às necessidades dos clientes. Entender essas diferenças garante que os dois conceitos trabalhem em prol do escritório contábil, com metas claras, bem definidas e alcançáveis.

Um marketing bem-feito combinado à comunicação eficiente amplia as chances de captação de novos clientes e permite criar uma boa reputação para a contabilidade, tanto no universo online quanto no offline. Vamos entender agora as diferenças entre as abordagens?

 

Marketing e comunicação

 O termo marketing se origina do inglês “market“, que quer dizer “mercado”. O marketing para contabilidade, portanto, é o estudo do mercado e de ações e estratégias que contribuem para otimizar os resultados do escritório contábil.

Já a comunicação deve ser vista como um elemento dentro do marketing que se relaciona diretamente com a forma como o escritório e seus serviços são apresentados ao público.

Devido à complexidade e importância do marketing para a saúde dos negócios, é indicado que o escritório tenha um departamento ou profissionais especializados na área ou, ainda, que terceirize o serviço, contratando uma agência, por exemplo. Para ambas as possibilidades, é fundamental que o gestor contábil saiba o básico do marketing para a contabilidade, o que garante que ele saberá acompanhar as estratégias, mensurar os resultados, e, inclusive, pedir correções de rotas quando as metas não forem alcançadas.

 

Marketing para contabilidade: conceitos básicos

 > Objetivos:

Os principais objetivos de uma estratégia de marketing para contabilidade devem ser vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade, gerenciar a marca, construir boas relações, educar o mercado e, por fim, engajar os colaboradores. Esse mix de resultados garante ao escritório contábil um bom posicionamento no mercado, conquistando espaço e apoiando o cliente sempre que ele necessitar.

> Os 4Ps:

Um dos principais conceitos de uma estratégia de marketing é trabalhar com foco nos 4Ps, ideia criada pelo professor Jerome McCarthy e bastante difundida por Philip Kotler (considerado o “pai” do marketing na atualidade). Consiste em:

  • Produto (ou, no caso da contabilidade, os serviços que o escritório oferece);
  • Preço (ou o valor agregado dos serviços e o valor que a contabilidade entrega, por exemplo, o papel de consultoria. Também deve ser considerado o preço cobrado pelos serviços);
  • Praça (ou qual sua área de atuação e seu público-alvo);
  • Promoção (ou a análise completa do mercado e da concorrência, a forma de divulgação dos serviços);

A recomendação é que cada um dos 4Ps esteja bem claro na estratégia de marketing para contabilidade, com metas definidas para sua comunicação ao público-alvo. Dessa forma, clientes e potenciais clientes compreendem bem o que o escritório contábil faz, seus diferenciais, como precifica, qual a área de atuação e, ainda, suas vantagens em relação aos concorrentes.

 

On e offline:

Uma estratégia completa de marketing para a contabilidade prevê atuação tanto no universo offline quanto no online. Afinal, em tempos cada vez mais digitais, não dá para imaginar o seu escritório de fora da internet, não é mesmo?

Combinar estratégias offline – como, por exemplo, participação em grupos de networking – com as metas online – que podem incluir o envio do seu ebook personalizado de Contas em Revista, a criação e divulgação de conteúdo em mídias sociais, blog, newsletter, e-mail marketing, boletins informativos, entre outros – garante ao marketing do escritório contábil resultados completos, já que permite estar onde o público-alvo a ser atingido também está.

É fundamental, ainda, não se esquecer da comunicação focada no colaborador, ou seja, o endomarketing, que garante o engajamento necessário dos seus contadores à sua marca. Isso proporciona que o discurso de venda e de atendimento esteja alinhado e garante que os valores do seu escritório contábil serão repassados aos seus clientes de forma completa.

 

Com essas informações básicas do marketing para a contabilidade em mente, torna-se mais simples ao gestor contábil decidir, por exemplo, por um departamento próprio ou terceirizado de marketing para contabilidade, bem como acompanhar de perto todas as estratégias desenhadas e executadas por ele. Assim, é possível mensurar os resultados e garantir a satisfação dos clientes – atuais e futuros -, consolidando a reputação do escritório contábil tanto no ambiente físico como no digital.

 

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