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Automações no Instagram: seu negócio contábil pode ser prejudicado

As automações no Instagram não são regularizadas e podem gerar perda de engajamento e até o cancelamento do perfil do escritório na rede social

 

Torna-se cada vez mais imprescindível que o escritório contábil esteja conectado e bem posicionado no universo online. Curtidas, compartilhamentos e novos seguidores representam não somente a estabilidade do negócio, como também grandes chances de crescimento da carteira de clientes. O que acontece, porém, é que muitos contadores apostam em estratégias que podem se traduzir em resultados negativos, como a compra de seguidores, contratação de robôs e serviços de automação da gestão de mídias sociais, principalmente o Instagram. Esses erros podem ser irreversíveis.

Então, para não ter sua empresa apagada do mundo digital (literalmente), entenda o que não deve ser feito:

 

Compra de seguidores

O Instagram, assim como as demais mídias sociais, é direcionado para a comunicação interativa entre pessoas. O algoritmo promove o ranqueamento e engajamento dos perfis e leva em consideração padrões de postagens, interação como curtidas, compartilhamentos, comentários e número de seguidores. É justamente nesse último quesito que muitos escritórios têm se prejudicado.

Algumas empresas oferecem pacotes com um grande número de contas. Ao contratar esse produto irregular, o escritório tem a falsa sensação de crescimento exponencialmente do número de seguidores. O que acontece é que os “seguidores adquiridos” na grande maioria das vezes são falsos – e os poucos que não são, deixam de seguir o perfil da contabilidade em pouco tempo.

Comprar pacotes para aumentar o número de seguidores pode parecer uma boa estratégia. Porém, no universo do marketing digital, ter um grande volume de seguidores é conhecido como “métrica de vaidade”, já que a empresa se sente “bem” por aparentar ter milhares de pessoas acompanhando seu perfil. Esse número, porém, não agrega nada aos resultados do escritório contábil. Por serem perfis falsos, não irão interagir com a empresa e, muito menos, contratar seus serviços. São apenas números.

 

Mensagens automáticas

Os robôs (ou bots) também são automações no Instagram que podem provocar o banimento da conta. São plataformas e aplicativos externos da mídia que executam curtidas, compartilhamentos e até seguem outros perfis de forma automática. Alguns robôs, podem inclusive programar postagens. O que acontece é que o Instagram tem mecanismos para identificar essas ações.

Qualquer automação no Instagram fere os Termos de Uso da rede. Os escritórios contábeis que adotam essa postura podem sofrer sanções como:

  • Bloqueio parcial: a conta fica temporariamente suspensa (por horas, dias e até semanas). O dono do perfil não consegue executar ações como fazer postagens e responder mensagens de clientes;
  • Banimento: a conta é automaticamente encerrada e o proprietário perde os direitos de tentar recuperá-la. O banimento é previsto nos Termos de Uso do Instagram e até mesmo criar outro perfil com o mesmo nome do escritório pode se tornar inviável;
  • Shadowban (banimento fantasma): é o tipo de sanção que impede o próprio dono do perfil de saber que foi banido da rede. As publicações podem ser feitas, mas ficam ocultas nas pesquisas de feeds de hashtags, localização e na aba Explorar. Ou seja, o escritório que foi identificado executando automações no Instagram praticamente deixa de existir para os internautas – e sequer tem condições de identificar o banimento.

 

Assistente virtual

Sabe quando você entra em um site e surge uma aba convidando para tirar dúvidas ou ajudar com algum problema? São os assistentes virtuais, enviam mensagens programadas e até conseguem manter um nível de diálogo com a pessoa. Porém, no Instagram também são proibidos.

 

O Instagram é uma excelente ferramenta para relacionamento e prospecção de clientes. Para isso, é necessário conquistá-los com informação, criação de conteúdo relevante e boas práticas de marketing digital. O indicado é que o escritório terceirize esse trabalho ou crie uma área interna responsável pela gestão das redes sociais. O importante é evitar ou abolir o uso de produtos e serviços de automação no Instagram para não correr o risco de prejudicar a reputação online.

 

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