analise swot

Análise Swot é ferramenta fundamental para contabilidade em momentos de incerteza

A análise Swot é fundamental para o planejamento estratégico do escritório contábil, principalmente em um ambiente de imprevisibilidade por conta da crise Covid-19

 

Estabelecer metas e identificar quais são as estratégias para alcançá-las em curto, médio e longo prazo é um desafio para diversos setores do mercado – especialmente em períodos de crise como os vivenciados agora, em meio à pandemia da Covid-19. Mesmo assim, é fundamental buscar ferramentas que possibilitem esse planejamento. Uma delas é a análise Swot. Trata-se de uma ferramenta que ajuda o gestor do escritório contábil a ter mais clareza sobre as forças e fraquezas do negócio. Dessa forma, o processo de planejamento torna-se mais estruturado e com objetivos bem definidos.

Antes de colocar o modelo em prática, venha com a gente entender o que é a análise Swot e como aplicá-la à contabilidade.

Os quatro pilares

A análise Swot (também conhecida como Fofa) foi desenvolvida na década de 1970 por Albert Humphrey, pesquisador da Universidade de Stanford. Voltada ao planejamento estratégico, a sigla reúne os termos em inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Todas as informações do negócio são avaliadas do ponto de vista do ambiente competitivo ou planejamento de projetos.

A crise da Covid-19 trouxe diversos desafios para todas as áreas do mercado. Contudo, por conta do seu papel de assessoria às empresas, a contabilidade precisa se reestruturar constantemente para manter a segurança do negócio e de seus clientes. Assim, a análise Swot permite ao contador avaliar os ambientes internos e externos e ter em mãos informações necessárias para tomada de decisões e elaboração de um planejamento tático mesmo em tempos de incertezas.

 

Forças

‍Aqui, analisamos os fatores internos da empresa. Quais são os diferenciais do escritório contábil? De que forma o contador pode se destacar frente à crise da Covid-19 e melhor se posicionar junto aos clientes? Essas são algumas das questões que devem ser levadas em consideração na identificação das forças do escritório – o primeiro passo da análise Swot. Uma vez identificadas as forças e diferenciais competitivos, o contador pode buscar recursos e estratégias para potencializá-los.

 

Fraquezas

O segundo passo da análise Swot é identificar as fraquezas do escritório contábil. É o momento de transformar em oportunidade o cenário da pandemia do coronavírus – que expôs as fragilidades de empreendimentos de todos os setores. Os pontos fracos também fazem parte da análise interna da empresa e exigem atenção maior do contador, pois podem prejudicar o negócio em caso de mudanças abruptas no mercado.

 

Oportunidades

Aqui, a análise Swot volta-se para o ambiente externo. As oportunidades são fatores que não dependem do escritório, mas podem ser utilizadas para beneficiar e fortalecer o negócio. Por exemplo, durante a pandemia o governo adotou diversas medidas para minimizar o impacto econômico da paralisação das atividades para as empresas. O contador atento às oportunidades aproveitou esse momento para reforçar o papel de assessoria do escritório, mantendo seus clientes atualizados sobre todas as mudanças.

 

Ameaças

Compreender quais são as ameaças ao escritório é fundamental para a elaboração de um plano de ações. Um exemplo aqui é a concorrência no mundo digital – o escritório com boa reputação na web possui um forte potencial competitivo. Além disso, a identificação das ameaças permite saber como se posicionar e lidar com outros players do setor já estabelecidos no mundo online, por exemplo.

 

Aplicação

Para facilitar a visualização e compreensão das informações em todos os pilares, a Swot pode ser esboçada em forma de matriz. Muitos gestores iniciam a estratégia utilizando uma planilha Excel, método que permite a organização das informações de forma mais clara. Porém, a indústria digital oferece uma gama de soluções voltadas para facilitar a construção e disposição da matriz. O importante, contudo, é que o contador revise frequentemente as informações inseridas na análise Swot, ainda mais em um cenário em constante transformação e com novos desafios surgindo em alta velocidade.

Análise Swot é ferramenta fundamental para contabilidade em momentos de incerteza 1

3 comentários em “Análise Swot é ferramenta fundamental para contabilidade em momentos de incerteza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp