4 passos para planejar a retomada das atividades 2

4 passos para planejar a retomada das atividades

Estados iniciam flexibilização da quarentena, mas é preciso atenção para garantir a segurança na retomada das atividades, em especial nas micro e pequenas empresas

 

Após um período de quarentena rígido, muitos Estados brasileiros iniciaram em junho a retomada das atividades, ainda que de forma gradual. É o momento, portanto, de a empresa contábil se preparar para o retorno à rotina e, mais que isso, orientar seus clientes para que adotem hábitos de segurança que garantam a saúde dos colaboradores e também dos negócios. A retomada das atividades de forma estratégica é uma oportunidade, tanto para contadores quanto para empresários de micro e pequenas empresas, de reestruturar as finanças e até mesmo reverter as perdas ocasionadas até então pela crise econômica.

Conheça abaixo quatro passos fundamentais para planejar a retomada das atividades do escritório contábil e que também podem ser repassados aos clientes:

 

1- Avalie a continuidade das experiências positivas

 O primeiro passo é usar as experiências adquiridas ao longo da quarentena a favor dos negócios. Ou seja, foi um período em que gestores e colaboradores tiveram de recorrer ao home office para manter as rotinas. Assim, para evitar riscos desnecessários à saúde tanto nas empresas como nos escritórios contábeis, o trabalho pode ser retomado mesclando-se a atuação presencial e remota dos colaboradores.

Quer um exemplo de como operacionalizar? Você pode adotar o 3×2 – três dias presenciais e o restante em formato de home office. Dessa forma, além de ser uma estratégia de segurança da saúde, é uma oportunidade de manter o aprimoramento do uso das novas tecnologias e, também, a economia com escritório físico – o que também auxilia na manutenção da saúde do negócio.

 

2- Siga regras rígidas de higienização

 O home office permite, ainda, readequar o espaço físico do empreendimento. Dessa forma, as alas de trabalho em um escritório, por exemplo, podem ser distanciadas, uma vez que parte do efetivo está operando remotamente. Mesmo assim, a retomada das atividades deve respeitar as normas defindas pelas autoridades de saúde e governos estaduais relativas à higienização do local, uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre postos de trabalho, testagem dos funcionários, etc.

Ainda seguindo a estratégia de readequação do espaço físico, os empreendedores podem dividir os colaboradores em grupos de risco. A ideia é garantir um monitoramento eficaz dos possíveis sintomas do coronavírus. O mapeamento deve ser executado de forma conjunta com os colaboradores, levando em consideração informações como idade, doenças crônicas e estado de saúde, por exemplo.

 

3- Invista na gestão de recursos humanos

Nos micro e pequenos negócios, principalmente no comércio, a proximidade entre empresários e colaboradores é mais estreita que nos demais setores da economia. Portanto, a conversa franca e compreensiva é a melhor forma de demonstrar atenção para com a segurança e bem-estar dos trabalhadores, além de auxiliar no engajamento para práticas e hábitos de prevenção.

A retomada das atividades será marcada por pessoas que ainda estão lidando com um fato novo (a pandemia) e receosas pela própria saúde e de seus familiares. O mesmo senso de altruísmo pode ser adotado pelo contador em relação aos seus clientes como uma estratégia eficaz de gestão de recursos humanos.

 

4- Incentive a boa comunicação

A informação é a melhor ferramenta de empresários e gestores no processo de retomada das atividades. Os colaboradores podem ser informados periodicamente sobre como está a situação da pandemia na região de atuação da micro ou pequena empresa. Para tanto, os gestores devem se valer de órgãos oficiais, como secretarias municipais e estaduais de saúde, além de boletins periódicos divulgados por canais de comunicação confiáveis (jornais eletrônicos de renome, por exemplo).

Investir em marketing digital é uma boa opção para o escritório contábil que quer manter contato mais próximo com seu cliente. A plataforma Contas em Revista, por exemplo, é aliada do contador na disseminação de informações confiáveis sobre como lidar com a pandemia e também como planejar o futuro dos negócios.

 

A retomada das atividades pode ser vista como um alívio para muitos micro e pequenos empreendimentos, mas é importante que o contador reforce aos clientes a importância de medidas preventivas contra o coronavírus. Afinal, o Brasil ainda não atingiu uma taxa em diminuição do número de contágios e ainda não se conhece uma vacina ou tratamento eficaz para o vírus. Portanto, aliar estratégias que garantam a saúde do colaborador e dos negócios é fundamental para manter a sustentabilidade das empresas e da economia brasileira no longo prazo.

4 passos para planejar a retomada das atividades 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp