Escritórios devem reforçar a figura de principal assessor dos empresários durante a pandemia do coronavírus
O cenário atual apresenta diversos desafios para a operação dos negócios em toda a cadeia econômica. Devido à pandemia do Covid-19, como foi denominado este novo agente dos coronavírus, diversas empresas e organizações públicas tiveram de se adequar, suspendendo temporariamente o funcionamento ou adotando modelos alternativos de trabalho. Assim, os escritórios de contabilidade têm seu papel de principal assessor dos clientes potencializado – principalmente para aqueles que já possuem posicionamento na internet.
O home office, ou trabalho remoto, é ferramenta fundamental para manter a rotina de diversas empresas em meio à pandemia de coronavírus. E essa é a principal orientação que o contador deve passar aos clientes. O uso da internet deve ser estendido não apenas para a comunicação entre colaboradores. Diversos documentos e informações podem ser compartilhados por e-mail ou plataformas de gestão de processos e até mesmo por redes sociais como o WhatsApp – desde que respeitadas as medidas de segurança da informação. Inclusive, o escritório contábil deve reforçar essa estratégia para que os empresários mantenham o cronograma de envio de documentações fiscais e, assim, não percam os prazos regimentais.
Para as empresas de contabilidade que ainda não estão presentes no ambiente virtual, o momento também é providencial. Os gestores contabilistas devem criar páginas em redes sociais, grupos de comunicação entre colaboradores em aplicativos como o WhatsApp e demonstrar essa estratégia como exemplo para os clientes.
Porém, por conta das diversas mudanças e adaptações pelas quais as empresas estão passando diante do coronavírus, os empresários encontram pouco tempo para se informar sobre prazos e parcelamentos. Assim, outra atividade primordial do contador é se aproximar das empresas para fornecer esclarecimentos e apresentar as facilidades implantadas pelo poder público.
Conheça alguns exemplos de mudanças realizadas neste período:
● Estados e municípios já anunciaram adiamento de datas-limites e parcelamento para quitação de débitos junto às Fazendas.
● A Receita Federal adotou uma série de alterações no atendimento aos contribuintes por conta da pandemia do novo coronavírus. A principal medida foi suspender o funcionamento de diversas agências físicas e ampliar a orientação via internet.
● A Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) foi autorizada pelo Ministério da Economia a adotar providências para suspender os atos de cobrança de tributos e facilitar a renegociação das dívidas dos contribuintes.
● Os dois órgãos também prorrogaram a validade de certidões negativas de débito já emitidas.
O escritório contábil deve apresentar essas e outras medidas aos seus clientes e garantir que adotem as melhores condutas para manter a sustentabilidade dos negócios durante a pandemia do coronavírus. E para que essa comunicação seja eficaz e ágil, o uso da internet é essencial.
Marketing de conteúdo
Outra estratégia de orientação e aproximação com os clientes no período de reclusão é o compartilhamento de conteúdos. A plataforma Contas em Revista, por exemplo, é uma maneira de manter os empresários bem informados, além de demonstrar modernização do escritório de contabilidade com o uso do marketing de conteúdo.
A crise do coronavírus deve se estender por mais alguns meses. Neste período, é fundamental que o contador esteja ao lado dos clientes, auxilie na avaliação de cenários e estratégias, proponha novas práticas de gestão e, assim, fortaleça os negócios e o mercado como um todo.
O novo coronavirus aconteceu de forma inesperada, pegando todas as pessoas desprevenidas, gerando falta de emprego, falência, privação de liberdade de locomoção, cancelamentos, medo, insegurança, diminuição de renda, mortes em grande escala, entre outras coisas que conseqüentemente afetam o universo contratual.
Além dos impactos causados na área de saúde pública o coronavírus levou a uma série de consequências econômicas que obviamente afetam diretamente o dia a dia dos profissionais e escritórios de contabilidade.Com ciência disso é fácil perceber que entender o impacto do coronavírus no setor de contabilidade é fundamental para atravessar a crise e manter seu negócio estável e competitivo quando o novo cenário vier.Se antes era preciso reduzir os riscos aos quais sua empresa estava suscetível, hoje isso é uma questão que pode manter a sua empresa no mercado, saudável e sustentável.
A situação econômica das empresas se agravou de forma significativa nos últimos anos. A pandemia do Coronavírus surgiu como mais um fator de aprofundamento das dificuldades, tornando a organização e o acompanhamento dos números da empresa ainda mais relevante.
A contabilidade em tempos de crise tem um papel fundamental na administração de empresas, oferecendo subsídios importantes para a tomada de decisão em momentos difíceis.