Diante da complexidade da legislação tributária brasileira, atuação presencial do contador evita multas e traz mais segurança fiscal do que a contabilidade online
A expansão do mundo digital possibilitou o avanço da contabilidade online, oferecida de forma remota por contadores habilitados. Mas esse tipo de escritório contábil não é indicado para todas as empresas, especialmente diante da complexidade tributária brasileira.
A principal diferença entre as modalidades está no fato de que a contabilidade tradicional presta um atendimento presencial, realizado tanto em escritório quanto na própria empresa do cliente – e, portanto, mais próximo. Já na contabilidade online, o serviço, como o próprio nome diz, é prestado exclusivamente por ferramentas como e-mail, chat e outras formas de contato via internet – e, consequentemente, nem sempre disponível no momento exato em que surge uma dúvida ou necessidade.
Para mostrar ao cliente do escritório tradicional as vantagens em relação à contabilidade online, siga essas cinco dicas:
1- Destaque a complexidade fiscal da empresa:
Conhecer a complexidade fiscal da área de atuação do seu público-alvo é fundamental. Mostre que se a empresa tem complexidade elevada, é a proximidade do contador que traz mais segurança no cumprimento das obrigações legais. Isso porque a legislação tributária brasileira é bastante complexa e a maioria dos empresários não tem conhecimento ou disponibilidade suficiente para cuidar disso sozinha sem correr riscos. Destaque também que os sistemas do governo são bastante complexos e, caso haja o preenchimento errado ou mesmo inconsistências em uma declaração, as multas podem ser pesadas.
2- Apresente seu valor:
A contabilidade online tende a ser mais barata, o que, num primeiro momento, pode ser um atrativo. O escritório contábil tradicional deve ter claro o valor de seus serviços e saber como comunicá-lo ao cliente, de forma que o empresário compreenda o custo x benefício. Uma boa saída é investir em visitas presenciais e ter profundo conhecimento do negócio de atuação do seu cliente, a fim de mostrar que o papel da contabilidade tradicional irá além das obrigações contábeis.
3- Esteja presente e mantenha a relação
Se o empresário que contrata a contabilidade online tem uma dúvida, quem irá respondê-la? Se surge uma necessidade urgente, como resolvê-la apenas pela internet? Mostrar o valor da sua presença e ter papel consultivo de confiança na estratégia empresarial também são diferenciais do escritório tradicional. Se o olho no olho é o seu principal diferencial em relação às contabilidades online, invista nisso. Faça visitas periódicas a seus clientes, convide-os para estar no seu escritório e, nos períodos em que não estiver fisicamente presente, mantenha com ele um contato direto por meio de newsletters, boletins personalizados e mesmo exemplares de Contas em Revista impressos com a sua logomarca, que garantem essa presença constante de que seu escritório necessita junto aos empresários.
4- Especialize-se
Outra opção para se diferenciar no mercado é se especializar em nichos, tais como importação, incorporadoras, engenharia, grandes escritórios de advocacia, empresas de saúde, entre outros. São tipos de empresas que necessitam de um atendimento personalizado e especializado que, em geral, não encontra tanta efetividade quando oferecido pela contabilidade online.
5- Invista em marketing contábil digital
E não é só a presença física que conta para demonstrar os seus diferenciais. A presença digital é fundamental para destacar seu escritório contábil das contabilidades online. Afinal, pela natureza da função, elas já estão naturalmente na internet – e você precisa estar lá também para se comunicar com seus potenciais clientes. Invista em marketing de conteúdo para mostrar que você conhece o mercado e criar relevância para sua marca, demonstrando as vantagens do atendimento presencial personalizado. Mantenha atualizados blog e mídias sociais e, se for o caso do seu público-alvo, cogite também investir na produção de vídeos.
Com essas dicas, o escritório contábil tradicional mostra seu valor para os clientes e se destaca em relação às contabilidades online, ampliando negócios e atuando de forma assertiva e estratégica junto aos empreendedores.
Parabéns pela matéria… Nós do ramo de contabilidade, sempre estamos competindo, porém antigamente, nossos concorrentes eram aqueles contadores que resolviam abrir um escritório de contabilidade porque perdera seus empregos, então jogavam os honorários lá embaixo, pois na verdade, esses escritórios eram feitos na residência deles, com a mão de obra apenas do Contador, o que realmente era muito arriscado, já que nós contadores não conseguimos dar conta de tudo, pois a nossa Legislação muda constantemente, e falar que sabemos, que estamos por dentro de “tudo”, no âmbito Federal, Estadual, Municipal, Trabalhista, etc. etc, é de uma irresponsabilidade muito grande.
Agora, além desses Contadores, temos também como concorrentes os Contadores on-line a qual nem sequer falam com os clientes e caso haja algo errado na apuração, o problema é do contribuinte que não fez sua parte certa, já que quem faz os lançamentos, imprimi os impostos e tudo mais, não é o Contador online, e sim o contribuinte/cliente.
A alguns meses atrás, pegamos um cliente a qual teve a brilhante ideia de trabalhar com o Contabilizei… quando chegou aqui, estava com muitos problemas, e ainda está, pois deixou de pagar alguns impostos, calculou impostos erroneamente… sem contar que Contabilidade mesmo, nem pensar….
Enfim, agora está pagando mais caro, para consertarmos os problemas que ele mesmo causou, e infelizmente para ele, não tem de quem cobrar esses erros, coisa que se é um cliente meu, os custos com juros, multas, e atuações, caso venham a acontecer por erro nosso, fica por conta da nossa empresa…. isso chama-se responsabilidade…
Meg
Mais uma vez, o Contas em Revista, nos traz um importante material sobre como melhor apresentar o nosso escritório para o Mercado.
Agradeço a todos envolvidos nos diversos trabalhos que nos é proporcionado, por mais esta importante contribuição para a manutenção do nosso negócio em evidência.