contabilidade online

5 dicas para mostrar seu diferencial em relação à contabilidade online

Diante da complexidade da legislação tributária brasileira, atuação presencial do contador evita multas e traz mais segurança fiscal do que a contabilidade online

 

A expansão do mundo digital possibilitou o avanço da contabilidade online, oferecida de forma remota por contadores habilitados. Mas esse tipo de escritório contábil não é indicado para todas as empresas, especialmente diante da complexidade tributária brasileira.

A principal diferença entre as modalidades está no fato de que a contabilidade tradicional presta um atendimento presencial, realizado tanto em escritório quanto na própria empresa do cliente – e, portanto, mais próximo. Já na contabilidade online, o serviço, como o próprio nome diz, é prestado exclusivamente por ferramentas como e-mail, chat e outras formas de contato via internet – e, consequentemente, nem sempre disponível no momento exato em que surge uma dúvida ou necessidade.

Para mostrar ao cliente do escritório tradicional as vantagens em relação à contabilidade online, siga essas cinco dicas:

1- Destaque a complexidade fiscal da empresa:

Conhecer a complexidade fiscal da área de atuação do seu público-alvo é fundamental. Mostre que se a empresa tem complexidade elevada, é a proximidade do contador que traz mais segurança no cumprimento das obrigações legais. Isso porque a legislação tributária brasileira é bastante complexa e a maioria dos empresários não tem conhecimento ou disponibilidade suficiente para cuidar disso sozinha sem correr riscos. Destaque também que os sistemas do governo são bastante complexos e, caso haja o preenchimento errado ou mesmo inconsistências em uma declaração, as multas podem ser pesadas.

 

2- Apresente seu valor:

A contabilidade online tende a ser mais barata, o que, num primeiro momento, pode ser um atrativo. O escritório contábil tradicional deve ter claro o valor de seus serviços e saber como comunicá-lo ao cliente, de forma que o empresário compreenda o custo x benefício. Uma boa saída é investir em visitas presenciais e ter profundo conhecimento do negócio de atuação do seu cliente, a fim de mostrar que o papel da contabilidade tradicional irá além das obrigações contábeis.

 

3- Esteja presente e mantenha a relação

Se o empresário que contrata a contabilidade online tem uma dúvida, quem irá respondê-la? Se surge uma necessidade urgente, como resolvê-la apenas pela internet? Mostrar o valor da sua presença e ter papel consultivo de confiança na estratégia empresarial também são diferenciais do escritório tradicional. Se o olho no olho é o seu principal diferencial em relação às contabilidades online, invista nisso. Faça visitas periódicas a seus clientes, convide-os para estar no seu escritório e, nos períodos em que não estiver fisicamente presente, mantenha com ele um contato direto por meio de newsletters, boletins personalizados e mesmo exemplares de Contas em Revista impressos com a sua logomarca, que garantem essa presença constante de que seu escritório necessita junto aos empresários.

 

4- Especialize-se

Outra opção para se diferenciar no mercado é se especializar em nichos, tais como importação, incorporadoras, engenharia, grandes escritórios de advocacia, empresas de saúde, entre outros. São tipos de empresas que necessitam de um atendimento personalizado e especializado que, em geral, não encontra tanta efetividade quando oferecido pela contabilidade online.

 

5- Invista em marketing contábil digital

E não é só a presença física que conta para demonstrar os seus diferenciais. A presença digital é fundamental para destacar seu escritório contábil das contabilidades online. Afinal, pela natureza da função, elas já estão naturalmente na internet – e você precisa estar lá também para se comunicar com seus potenciais clientes. Invista em marketing de conteúdo para mostrar que você conhece o mercado e criar relevância para sua marca, demonstrando as vantagens do atendimento presencial personalizado. Mantenha atualizados blog e mídias sociais e, se for o caso do seu público-alvo, cogite também investir na produção de vídeos.

 

Com essas dicas, o escritório contábil tradicional mostra seu valor para os clientes e se destaca em relação às contabilidades online, ampliando negócios e atuando de forma assertiva e estratégica junto aos empreendedores.

contabilidade online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat - WhatsApp