Whatsapp business na empresa contábil 2

Whatsapp business na empresa contábil

O Whatsapp Business é mais um aliado da empresa contábil na comunicação direta com clientes, parceiros e, principalmente, com prospects.

 

O Whatsapp é, atualmente, o aplicativo mais utilizado para troca de mensagens e ligações via internet. Em maio de 2017, o serviço contava com mais de 120 milhões de usuários no Brasil e mais de 1,3 bilhão no mundo. Com esses números, é natural que muitas pessoas prefiram utilizar o canal para entrar em contato com empresas ou prestadores de serviço.

Segundo uma pesquisa contratada pelo Facebook (dono do serviço de mensagens) e realizada pela empresa de consultoria Morning Consult, quatro em cada cinco micro e pequenas empresas brasileiras utilizam o aplicativo em sua rotina de trabalho.
Com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos empresários e oferecer um canal mais profissional para contato com os clientes, foi lançado em janeiro o Whatsapp Business, uma versão também gratuita e que, por enquanto, só está disponível para Android.
Se a sua empresa contábil ainda não utiliza esse canal de comunicação, talvez seja hora de repensar suas estratégias de contato com seus clientes (e prospects!). Apesar do formato “impessoal”, muitas pessoas preferem enviar mensagens via Whatsapp para empresas por ser mais ágil e mais fácil do que uma ligação e até do que o próprio e-mail.
Para que o seu escritório contábil consiga aproveitar ao máximo o aplicativo, listamos abaixo as principais novidades do Whatsapp para empresas.

Como começar
Apesar de ser possível ter as duas versões instaladas no celular (tanto para uso pessoal, quanto para uso profissional), o Whatsapp Business precisa de um número de telefone próprio e exclusivo, ou seja, não será possível utilizar o mesmo número para as duas versões.
Acesse a loja do Google Play, faça o download dessa nova versão e, em seguida, configure-o com o perfil da sua empresa. É possível informar seu site, página do Facebook, endereço físico, horário de atendimento e outras descrições sobre os serviços prestados.

Novas funções
Uma ferramenta interessante é a sincronização com um número de telefone fixo, o que significa que as chamadas recebidas no seu número do Whatsapp podem ser direcionadas para outro número. Isso pode ser útil para quem fica muito tempo impossibilitado de atender ligações.
Além disso, os desenvolvedores do app criaram uma função que já está disponível nas páginas de empresas do Facebook: a opção de respostas automáticas, úteis para empresas que recebem as mesmas perguntas com freqüência ou até mesmo para já solicitar algumas informações necessárias para o atendimento (como nome e CNPJ da empresa, por exemplo).
E como não poderia faltar, o Whatsapp Business também oferece uma série de métricas e estatísticas, para que você saiba como seus clientes estão recebendo suas mensagens e, assim, otimize ainda mais o relacionamento da sua empresa com o seu público. Essa opção está disponível acessando o menu “estatísticas” do app.

Atendimento eficiente
Empresas que aderirem à plataforma precisam estar atentas. Quem utiliza o aplicativo para entrar em contato com o seu escritório contábil exige respostas rápidas. Portanto, nada de deixar o celular de canto por horas e, muito menos, visualizar as mensagens e não respondê-las. O mau uso desse canal pode irritar seus clientes, ao invés de ser mais uma forma de resolver situações.
Por outro lado, quando bem utilizado, o Whatsapp Business pode auxiliar na fidelização de seus clientes, que terão ainda mais certeza de que podem contar com a sua empresa contábil independente da forma que utilizarem para entrar em contato. Seu escritório também pode usar a plataforma para criar campanhas de marketing, enviando, por exemplo, dicas e novidades.
Não há dúvidas de que o Whatsapp para pequenas empresas ajudará no marketing da sua empresa. Por ser um recurso simples e acessível, trará um enorme potencial de retorno para a sua empresa, desde que bem utilizado. Aproveite e faça bons negócios!

Whatsapp business na empresa contábil 3

4 comentários em “Whatsapp business na empresa contábil”

  1. baixei o app do Whatsapp business mas quando pesquiso a opção de serviços, não aparece para eu escolher serviços contabeis

  2. Alexandra, sugerimos que você selecione a opção mais próxima à sua área (as vezes listada como “serviços” ou “outros”). No google você encontra mais informações que podem ajudar você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp