Alguns erros básicos de atendimento podem fazer com que o cliente contábil troque de escritório. Confira nossas dicas para que isso não aconteça.
Marketing de relacionamento
Você já recebeu dicas de marketing, mas também recomendamos atentar-se ao marketing de relacionamento, ou seja, à forma de atender ao cliente contábil em seu escritório. O bom atendimento é um fator extremamente importante na fidelização do cliente, e ter bons resultados nessa parte é essencial para que a empresa contábil mantenha seu crescimento.
1. Cliente não é número
O faturamento é importante para os resultados, mas o cliente contábil não pode ser encarado apenas como mais um número para o escritório. Tenha sempre em mente que você é um solucionador de problemas para seus clientes e, principalmente, que está lidando com outras pessoas – e pessoas gostam de se sentir importantes, vistas.
Clientes também entram nesse raciocínio. Quanto mais o seu escritório demonstrar que se importa com o crescimento das empresas que você atende, mais fidelizados eles serão. E ainda poderão indicar sua contabilidade a outros colegas.
2. Cliente é aquele que volta
Um dos erros cometidos no atendimento ao cliente é achar que a pessoa só virá até você uma vez. Procure pensar que ela retornará em breve, para ser atendida novamente. E se você a atendeu bem, a experiência no escritório será positiva, gerando frutos.
3. O pós-venda também é importante
Muitos contadores não levam o pós-venda em consideração, ou seja, se esquecem de oferecer diferenciais aos clientes depois que eles foram captados. Uma das situações mais ignoradas é a avaliação de satisfação. Não é necessário contratar uma empresa para fazer essa pesquisa – isso pode ser feito através de uma ligação, perguntando a opinião de seus clientes sobre os serviços prestados pelo seu escritório.
Se preferir, ferramentas de pesquisa digitais (como pesquisas online gratuitas) também podem ser utilizadas. O importante é não deixar o pós-venda de lado.
4. O cliente merece destaque
Muitos escritórios acabam se esquecendo do próprio cliente. Isso não ocorre de propósito, mas sim porque elas acreditam que o atendimento prestado quando necessário é suficiente ou então que o cliente não terá interesse em adquirir novos serviços oferecidos pelo contador.
Porém, o cliente merece destaque, já que ele é a razão de existir do escritório. Portanto, deve ser lembrado constantemente, seja através de um e-mail no dia do seu aniversário ou por um cartão desejando boas festas, por exemplo.
5. Cliente quer ser bem atendido
Para finalizar nossa explanação dos erros cometidos com o cliente, voltamos ao ponto do início do texto: o cliente quer ser bem atendido, ou seja, ele quer que seus problemas sejam resolvidos e o seu escritório deve ser capaz de fazer isso.
Então, você deve buscar soluções para suas questões, evitando que ele tenha trabalho extra. Esse é o verdadeiro atendimento ao cliente.
6. Sua empresa não oferece nenhum diferencial real
Bom atendimento e serviços excelentes não são mais vistos como diferenciais. É preciso entregar algo a mais no valor agregado da empresa. O que realmente difere a sua empresa da concorrência? Lembrando: preço, atendimento, qualidade, localização, etc. não são diferenciais.
Se você está tendo dificuldade em responder essa pergunta, pode ter um problema. Se o cliente contábil encontrar outro escritório com os mesmos serviços, qualidade de atendimento semelhante e outras características idênticas, mas que cobre mais barato, você pode acabar perdendo para a concorrência.
A plataforma de Contas em Revista pode ajudar no quesito “valor agregado”. Afinal, nem toda empresa contábil faz questão de informar seus clientes com conteúdos relevantes e importantes para a gestão das empresas. Entregar os materiais personalizados desde o início do relacionamento, incentivar a leitura e, principalmente, ao cliente tirar qualquer dúvida com você, faz toda a diferença.