Análise SWOT é uma ferramenta que avalia diversos fatores, tanto dentro como fora da empresa, que são decisivos para um bom planejamento de marketing contábil.
Quer utilizá-la em seu escritório de contabilidade? Confira nossas dicas e saiba como
Forma de planejamento
Atualmente, muito se fala em planejamento, ele é a chave do sucesso dos empreendedores. Análise SWOT é uma forma de planejar, pois contém as iniciais (em inglês) de forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
A finalidade da SWOT é conhecer os ambientes interno e externo e, com eles, formular estratégias para se destacar no mercado.
Para que serve
Pela análise SWOT, as empresas podem identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças às quais estão expostas, sendo uma etapa do planejamento estratégico.
Assim, é possível conhecer as fraquezas que a empresa possui, bem como suas forças (fatores internos, que o escritório pode controlar). Porém, as oportunidades e ameaças são fatores que não estão em nosso controle, já que são agentes externos.
Por exemplo: a crise financeira pela qual o país está passando. Através da análise, o escritório de contabilidade pode criar uma oportunidade para sair de uma ameaça (a crise).
Como fazer a análise
Não se preocupe, abaixo nós explicaremos passo a passo como fazer a análise SWOT. Assim, você poderá aplicar a técnica em seu escritório, utilizando-a para maximizar seus resultados.
• Defina quais são as suas forças, ou seja, os pontos positivos que a sua empresa possui;
• Determine quais são as suas fraquezas, isto é, os pontos a melhorar em seu escritório de contabilidade;
• Agora, faça uma lista com as oportunidades que o ambiente externo apresenta a você;
• Para completar a etapa, enumere as ameaças, ou seja, o que o ambiente externo tem que não favorece o seu escritório.
Tendo todas essas informações definidas, coloque os dados em uma planilha, da seguinte forma:
Em quatro quadrados, coloque no primeiro à esquerda as forças e ao lado as oportunidades. Abaixo à esquerda, escreva fraquezas e logo ao lado, ameaças. Em seguida, pense em como essas forças podem se tornar oportunidades e as fraquezas em ameaças.
É fundamental, na análise SWOT, correlacionar os quadrados, ou seja, os fatores que podem determinar o sucesso de sua empresa. O jogo pode virar e o seu escritório poderá se tornar mais bem-sucedido por conta desse planejamento.
Acompanhe esse e outros textos em Contas em Revista. Compartilhe-os com seus clientes e funcionários para que todos possam estar sempre bem informados.
Por Fernanda Leão