No mês de maio publicamos aqui uma matéria sobre ser um formador de opinião, com algumas dicas para empresários. Ser um destaque na mídia, nas redes sociais e em grupos, dar palestras, entre outros, é uma estratégia muito comum em diversos segmentos e vem ganhando força, também, no meio contábil. Mas, ser alguém que provê conteúdo não é um atributo apenas de empresários. Os colaboradores de uma empresa podem – e muito – se engajar nesta parte também.
Nesta linha, é sabido que o boca a boca funciona muito bem. Quando um funcionário veste a camisa, sai falando – e escrevendo – cases de uma empresa, melhor ainda, pois o marketing é potencializado. A empresa recebe exposição positiva, espontânea e tem visibilidade de uma rede maior de pessoas. Já o profissional mostra-se um expert na área e enriquece o seu portfólio de conhecimentos e atualizações.
A estratégia de expor colaboradores como formadores de opinião vem se tornando uma prática bastante comum em empresas das mais diversas áreas. Não é difícil detectar os potenciais colaboradores para a atividade: eles participam de eventos e cursos com frequência e têm uma grande rede de contatos profissionais. Normalmente, são aqueles sempre a par das novidades do mercado contábil e com opinião formada sobre os assuntos em pauta no segmento.
Preparamos aqui algumas características para facilitar a detecção destes possíveis formadores de opinião:
– Exerce liderança e influencia pessoas;
– Transmite confiança;
– Sabe o que faz e por que faz;
– Sabe trabalhar em equipe e administrar conflitos;
– Apresenta bons resultados;
– É otimista e bem-humorado;
– Sabe planejar e aonde quer chegar.
Depois de identificar estas pessoas dentro de sua equipe, procure sempre ler muito sobre o segmento de atuação e envolva os possíveis formadores de opinião, a área de comunicação, escreva e divulgue conhecimentos. E boa divulgação!