Esse mês tem prestação de contas sobre igualdade salarial

Esse mês tem prestação de contas sobre igualdade salarial

Relatório de Transparência Salarial tem de ser entregue até dia 28
por empresas com mais de 100 empregados

Desde o dia 3, empresas com mais de 100 trabalhadores já podem apresentar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios referente ao primeiro semestre desse ano. Além de ser a base para a análise da desigualdade salarial entre gêneros no País, o documento assegura a promoção da equidade nas organizações.

O preenchimento do relatório deve ser feito até dia 28 pelo Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As informações prestadas, somadas às fornecidas pelo eSocial, comporão o Relatório de Transparência, a ser publicado pelo MTE no portal do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho em 17 de março e que deve ser divulgado nos sites e redes sociais das empresas até 31 de março.

Caso seja constatada a ocorrência de discriminação salarial e de remuneração, o empregador terá 90 dias para apresentar um plano de ação para corrigir o problema, com cópia para o sindicato representativo da categoria.

A multa prevista para as empresas que não entregarem o relatório ou o plano dentro do prazo é de até 3% da folha de salários, limitada a 100 salários mínimos (R$ 151.800 este ano).

O Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios foi criado pela Lei da Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres (nº 14.611/23) e deve ser entregue e divulgado pelas empresas semestralmente. A entrega ocorre nos meses de fevereiro e agosto e a divulgação, em março e setembro.

Font Resize
Chat - WhatsApp