gestao para profissionais liberais

5 dicas de gestão para profissionais liberais

Uma boa gestão para profissionais liberais demanda atenção constante com as finanças, os horários e com a adoção de estratégias de marketing para potencializar o negócio

 

Ser o próprio chefe é a principal vantagem apontada por muitos profissionais liberais. Trabalhar por conta própria permite, por exemplo, operar em horários flexíveis e ter a liberdade de escolher o perfil de projetos que vai assumir. Afinal, o profissional liberal é responsável pelo próprio negócio, e justamente por isso deve ter atenção redobrada com aspectos organizacionais: administrar o tempo, as finanças, os processos e o marketing do empreendimento.

A gestão para profissionais liberais traz segurança para o negócio, além de ampliar consideravelmente as vantagens desse modelo de trabalho. Vamos apresentar 5 dicas que podem contribuir para otimizar a fluidez do empreendimento e organizar as rotinas.

 

  1. Gestão financeira

Controle seus gastos e conheça todas as suas receitas. Muitas vezes o profissional liberal trabalha com diversos projetos com escopo e valores distintos, por isso ter um controle rigoroso das finanças é crucial. Uma maneira de fazer a gestão financeira é listar todas as entradas e saídas mensais, tanto as pontuais quanto as recorrentes. Dessa forma, você sabe exatamente quanto seu trabalho está lucrando e os investimentos necessários para manter a operação: contas como internet e energia, materiais para escritório e deslocamento, por exemplo.

 

  1. Gestão do tempo

Para muitas pessoas, trabalhar na hora que quer é a principal vantagem de ser um profissional liberal. Contudo, não ter responsabilidade na hora de organizar seus horários pode não apenas impactar a produtividade, como também prejudicar os resultados do negócio. Isso sem falar que muitos clientes atuam em horário comercial e outros podem ter demandas de última hora. Por isso, mantenha a sua agenda e seus horários bem organizados,  liste as prioridades do dia e lembre-se de manter um tempo para o descanso.

 

  1. Estabeleça metas

Na gestão para profissionais liberais, assim como é para qualquer outro negócio, estabelecer metas ajuda no planejamento do negócio. Mas para isso, é importante que as metas sejam realistas com sua capacidade produtiva e com os retornos de seus produtos e serviços. Aqui também é preciso que a gestão financeira esteja bem organizada. Dessa forma, é possível ter previsibilidade e adicionar novos objetivos conforme o negócio prospera.

 

  1. Gestão de processos

Organização é tudo, não importa a quantidade de projetos e serviços ou o tamanho do negócio. A execução de tarefas deve seguir processos lógicos, claros e os mais simples possíveis, de maneira a otimizar o tempo e padronizar documentos e entregas. Se possível, invista em ferramentas de automação e digitalização, para que seja mais fácil controlar melhor todas as suas rotinas e se manter preparado para assumir novos trabalhos.

 

  1. Marketing é tudo!

Todas as dicas de gestão para profissionais liberais estão interligadas. Com tempo, finanças e processos otimizados, você consegue liberdade para fazer o marketing do negócio. Manter o site atualizado e alimentar com frequência as redes sociais da empresa, por exemplo, permite que mais pessoas conheçam o que você faz e entendam a qualidade de suas entregas. Aproveite o momento em que for organizar os seus horários de trabalho e reserve períodos para produzir o conteúdo e se relacionar com clientes e prospects por meio das redes. Esse processo valoriza ainda mais seus serviços e abre as portas para a entrada de novos projetos e ampliação da carteira de clientes.

 

A gestão para profissionais liberais é uma forma de ampliar todas as vantagens que esse modelo de trabalho pode proporcionar. Além disso, é uma forma de potencializar a maturidade do profissional, que se torna mais íntimo do próprio negócio por meio das ações organizacionais.

 

marketing contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp