Conheça 4 tendências para a contabilidade em 2023 2

Conheça 4 tendências para a contabilidade em 2023

Uso de tecnologia e direcionamento mais consultivo para os escritórios fazem parte das principais tendências para a contabilidade em 2023

 

Quando o assunto é a segurança e otimização dos negócios, a contabilidade entra como principal suporte para os empreendimentos e pessoas físicas. Essa temática é a base das tendências para a contabilidade em 2023. Por isso, o gestor contábil tem que estar atento ao mercado para garantir a continuação e o crescimento da empresa.

Conheça, então, 4 tendências para a contabilidade em 2023:

 

1. Cibersegurança

A cibersegurança vai muito além de uma tendência. Na verdade, garantir a segurança dos dados do próprio escritório e dos clientes atendidos é uma obrigação para qualquer empresa contábil que deseja se manter no mercado. Até porque, cada vez mais, os empreendimentos estão migrando suas informações para o armazenamento em nuvem. Assim, o gestor contábil deve investir em estratégias e ferramentas de proteção para evitar ciberataques e perda de dados confidenciais de seus clientes. Investir em uma área ou equipe de tecnologia da informação (TI) é muito importante para garantir um suporte mais confiável.

  • Dica: invista na tecnologia blockchain. Ela agrupa um conjunto de informações que se conectam em cadeia por meio da criptografia. Na contabilidade, o blockchain pode ser usado para a transferência de ativos e para a manutenção segura do registro de informações financeiras, por exemplo.

 

2. Automação e inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) já foi considerada o novo empregado do mês por diversas empresas. Isso porque essa tecnologia pode ser empregada na automação de processos e ações tradicionalmente executados de forma manual e com pouca eficiência. Porém, o foco dessa inovação não é substituir profissionais. Entre as tendências da contabilidade em 2023, a IA se destaca por otimizar tempo e eficiência, permitindo que o gestor contábil possa focar em questões mais estratégicas.

  • Dica: algumas ferramentas de inteligência artificial, como a ChatGPT, pode ajudar a sua empresa contábil a criar melhores palavras de SEO para seu site, ajudar a realizar tarefas, corrigir e traduzir textos, entre muitas outras funções. Mas é importante sempre verificar as informações oferecidas pela AI: por mais “inteligente” que seja, a ferramenta não 100% é à prova de erros.

 

3. Uso de dados

A gestão de dados é uma das melhores estratégias para impulsionar o negócio. A tomada de decisão demanda que o contador conheça bem o próprio empreendimento e tenha algum nível de previsibilidade. Portanto, assim como muitas empresas já estão praticando, a gestão da empresa contábil deve coletar, mensurar e armazenar de forma segura todos os dados sobre serviços, desenvolvimento do negócio e relacionamento com clientes. Os dados, quando bem analisados, vão permitir a geração de insights, relatórios e indicadores.

 

4. Atualização de normas e legislações

Manter-se atualizado é fundamental para oferecer uma assessoria consultiva mais precisa e especializada – e isso você já sabe. Então, confira algumas mudanças que estão para acontecer ou que já estão em prática:

  • Normas: estão valendo as normas NBC TG 1001, que trata da contabilidade para as Pequenas Empresas e a NBC TG 1002, com orientações para a contabilidade das Microentidades.
  • Sped: também estão em vigor as alterações no guia prático de versão 3.1.0 da EFD-ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital – EFD) do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
  • Reforma do Imposto de Renda (IR): defasada desde 2015, a tabela do IR pode passar por reforma ainda este ano.

 

E aqui vai mais uma dica: para se manter atualizado sobre as principais estratégias de marketing contábil e também oferecer conteúdo atrativo e relevante para seus clientes, aposte na plataforma Contas em Revista. Focada em ajudar os contadores a terem seus serviços mais valorizados pelos seus clientes, ela também auxilia os gestores contábeis a se destacarem da concorrência, conquistarem novos clientes e manterem seu público bem informado.

Agora que você já sabe as 4 tendências para a contabilidade em 2023, inclua cada uma delas no planejamento estratégico da sua empresa para garantir a sua continuidade e o crescimento do seu negócio no mercado.

 

marketing contabil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp