Não são todas as empresas de contabilidade que pensam em marketing. Imagine, então, quantas empresas não acabam errando em suas estratégias – seja ela ausente ou incipiente. Existem, porém, três palavras que devem nortear qualquer pensamento direcionado ao marketing contábil: metodologia, sistemática e disciplina.
Elas não podem sair de jeito algum da cabeça do dono da empresa, assim como servem não só para o marketing do escritório – elas são válidas em qualquer setor do âmbito profissional.
A área não é de pouca importância para o país: o setor de contabilidade teve uma receita líquida de R$ 238 bilhões em 2014 – de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade; equivalente a 6,7% do PIB brasileiro.
Abaixo você confere porque as três palavras devem seguir como um mantra do seu escritório:
Metodologia: no latim, a palavra significa “o caminho para a realização de um objetivo”. Por mais que a definição seja útil também para o mundo corporativo, é possível ser mais específico: verificar quais técnicas são úteis para a sua empresa é a chave de tudo – e essas técnicas pode mudar de acordo com o seu público-alvo, sua localidade, seu orçamento e afins.
Uma boa metodologia também é útil para poupar esforços para conquistar clientes e também para alcançar resultados melhores.
Sistemática: é claro que “pensar fora da caixa” é importante em muitos momentos, mas ser eficiente e seguir o que já é feito (sempre com excelência) por vezes torna-se ainda mais vantajoso. Criar uma rotina para o seu escritório pode ser uma boa ideia em tempos em que a busca por resultados é tão massacrante.
Não se esqueça, também, de uma frase (com os grifos necessários) para não confundir os dois conceitos anteriores: a sistemática é o que você tem que fazer, já a metodologia é como você fará.
Disciplina: absolutamente nada funciona em uma empresa sem foco e concentração – palavras que são quase sinônimos de disciplina – e isso inclui as estratégias de marketing de um escritório. Isso também não quer dizer que o seu trabalho precisa ser sempre sisudo: disciplina também é saber a hora de se divertir e de produzir.
Nunca é demais lembrar: aliada à metodologia e à sistemática, atitudes para disciplinar sua empresa são ainda vantajosas em todos os aspectos e setores.