Os avanços tecnológicos dos últimos anos têm modificado os desafios da área contábil. Diante dessa realidade, manter sua empresa atualizada não é mais um diferencial, e sim uma obrigação para estar à frente da concorrência.
Os avanços tecnológicos têm feito com que muitas áreas de trabalho mudem a sua forma de atuar. Da construção à moda, da gastronomia à medicina, todas precisam se adaptar às novas tecnologias não apenas para simplificar a sua rotina diária, mas principalmente para garantir a competitividade no mercado. E com a área contábil não é diferente.
Muitos escritórios de contabilidade, porém, ainda possuem uma grande resistência às mudanças tecnológicas, principalmente se considerarmos o volume de softwares e sistemas contábeis que surgiram nos últimos anos, o que tornou a tarefa de profissionais pouco acostumados com tecnologia ainda mais difícil.
Em nossa última edição, referente aos meses de Dezembro/2017 e Janeiro/2018, falamos sobre a inteligência artificial e sobre como as tecnologias estão colocando algumas empresas (e cargos de trabalho) em risco. A diretora de Transição de Carreira e Gestão de Mudança para América Latina da Lee Hecht Harrison (LHH), Irene Azevedoh, porém, ressalta que não há motivos para pânico: “Existem comportamentos que determinarão o sucesso neste mundo de total vulnerabilidade. Agilidade de aprendizado, visão estratégica, capacidade de fazer conexões, flexibilidade e adaptabilidade serão a bola da vez.”
O que sabemos é que o mercado contábil está extremamente competitivo: segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, existem hoje em dia aproximadamente 63.400 empresas contábeis e cerca de 528.000 profissionais da área atuando no Brasil (dados de 2018). Diante de tantos disputando o mesmo espaço, inovar e estar atento às novas tecnologias é uma obrigação.
Como a empresa contábil é impactada pela tecnologia
Para os contadores mais flexíveis e abertos às mudanças, a tecnologia veio como uma grande aliada, pois ajuda na produtividade, na proximidade com os clientes, na otimização do tempo e até mesmo na divulgação da empresa.
Algumas ferramentas digitais, como planilhas, sistemas de automatização e os sistemas em nuvem, têm ajudado as empresas contábeis nos últimos anos. Os índices de retrabalho por erro diminuíram consideravelmente, as ferramentas e informações podem ser acessadas de qualquer lugar que possua conexão com a internet, os sistemas oferecem um bom nível de segurança online e, para completar, não é necessário um trabalho extenso de instalação feita por uma equipe especializada, como acontecia com os antigos sistemas de ERP.
As mudanças continuarão acontecendo, em um ritmo cada vez mais rápido. Para garantir que você esteja preparado para esses desafios, separamos algumas dicas.
Principais mudanças para a área contábil
Como já mencionamos, a área vive em constantes mudanças, e é preciso estar atento para se adaptar. Mas, com tudo acontecendo tão rapidamente, por onde começar? Para se tornar um verdadeiro contador do futuro é preciso saber reduzir os impactos dessas mudanças e, para que isso aconteça, deve saber antecipar cenários – e suas soluções.
Nos últimos anos, surgiram diversos sistemas de contabilidade online, onde as empresas pagam um valor bem mais baixo do que pagariam a uma empresa contábil para cuidar de suas obrigações. Esse fato, porém, não é necessariamente ruim: o surgimento desses sistemas online fez com que escritórios de contabilidade revissem sua forma de atuação e assumissem o trabalho de auxílio na gestão das empresas de seus clientes. Esse serviço, sem dúvida, traz um valor agregado enorme ao seu escritório contábil, além de aproximar sua empresa de seus clientes.
Abaixo, separamos algumas mudanças que sua empresa pode fazer para se adaptar a essa nova forma de trabalho.
– Serviços de consultoria
Como contador, é relativamente simples para você visualizar uma série de dificuldades que seus clientes possuem no dia-a-dia, sejam elas financeiras, de gestão, contratação, etc. Com todas as informações em mãos, sua empresa pode ser a provedora de soluções, estreitando ainda mais o relacionamento com seus clientes.
Para que isso seja feito, seu escritório contábil pode se adaptar para prestar serviços de consultoria. Mesmo que esse não seja o foco, será um enorme diferencial e fará com que sua empresa e seus serviços sejam ainda mais valorizados.
– Atendimento personalizado
Já citamos em uma série de artigos que prestar um bom atendimento é uma obrigação de qualquer empresa. Se o seu escritório só mantém contato com o cliente para tirar o resolver dúvidas e cobrar o envio dos documentos mensais, temos um problema.
Você deve ter uma relação muito mais próxima de seus clientes, deve estar presente no seu dia-a-dia, para que conheça a fundo a empresa, suas dificuldades e suas forças. Dessa forma, pode oferecer um serviço muito mais personalizado.
Você deve estar pensando que é impossível visitar todos os clientes com tanta frequência. E é aí que a tecnologia atua a seu favor. Você não precisa se deslocar diariamente até o local de trabalho de quem contrata os seus serviços. Conversas por telefone e e-mail já ajudam e, se necessário, é possível agendar reuniões por plataformas online (e gratuitas) como o Skype e o Google Hangouts, por exemplo. Caso você utilize um sistema de gestão compartilhado com seus clientes, fazer esse acompanhamento é ainda mais simples.
Outra solução que pode ser oferecida por sua empresa contábil é a criação de webinários (palestras online) sobre determinados assuntos, como problemas de gestão, por exemplo. É possível conversar em tempo real com diversos clientes ao mesmo tempo, ensinando um assunto que você já conhece. Os webinários podem ser gratuitos ou cobrados. Não cobrar pelo serviço parece absurdo, mas pode ser uma ótima estratégia de marketing: as palestras online gratuitas costumam ser mais curtas e não aprofundam de mais no assunto escolhido. Elas oferecem apenas informações suficientes para despertar o interesse do público. Com isso, seus clientes estarão mais dispostos a pagar por um webinário no futuro, pois já conhecerão o serviço. Quantos escritórios você conhece que fazem esse tipo de ação?
– Presença digital
Também muito mencionado em nossos artigos, a presença digital é essencial para empresas contábeis que buscam manter seu espaço no mercado. Porém, ter um site e participar de redes sociais não adianta se essas plataformas não forem bem utilizadas.
É preciso desenvolver e publicar conteúdos novos frequentemente. Você pode criar matérias de assuntos que interessam aos seus clientes e publicar em um blog (como nós fazemos aqui), enviar e-mails com novidades e, principalmente, aproveitar dos conteúdos digitais presentes na plataforma Contas em Revista, como o Boletim Eletrônico (que manterá seus clientes atualizados), os e-mails marketing personalizados (que ajudarão no reforço da sua marca) e os avisos de envio da revista (que mantém seus clientes informados sobre a próxima edição da sua revista).
Quer garantir o espaço da sua empresa no mercado? Então faça da tecnologia a sua aliada e coloque nossas dicas em prática.