2 dicas para empresários contábeis manterem o equilíbrio mental 2

2 dicas para empresários contábeis manterem o equilíbrio mental

Gerir um negócio exige dos empresários contábeis muito foco e muita energia, principalmente em períodos de crise.

Ser um empresário contábil é lidar constantemente com situações delicadas, que envolvem o próprio negócio e o do cliente. A saúde da empresa deve estar em dia para que o serviço tenha a qualidade e eficiência esperadas. Atingir esses fatores nem sempre é tarefa fácil, ainda mais em períodos de crise financeira, da qual o Brasil ainda está se recuperando. Por isso, empresários contábeis devem ter uma preocupação ainda maior com a própria saúde, física e mental.
Por ser um negócio de risco, que envolve métricas de fiscalização e, muitas vezes, faz parte dos processos de compliance de outras empresas, um escritório contábil pode ser um ambiente de estresse e pressão. O empresário à frente dessa situação pode ter suas energias esgotadas e ter dificuldade em manter o foco e atenção – e tudo isso pode prejudicar a tomada de decisões. Para evitar o esgotamento mental, ele deve dedicar mais tempo para o lazer, à prática de atividade física e melhorar a qualidade do sono. Veja outras dicas:

Empresário contábil deve fazer uma boa contratação
As preocupações com o negócio contábil devem ser divididas para não sobrecarregar o equilíbrio mental do empresário. Por isso, saber contratar e gerir profissionais responsáveis e engajados com a missão e valores da empresa é um fator importante na divisão de responsabilidades e rotinas de gestão. O empresário deve saber delegar e permitir que os colaboradores tomem parte na execução do negócio.

Agenda
Determine prazos e horários realistas. Evite sobrecarregar a agenda com atividades profissionais e reuniões que extrapolam o expediente. Abra espaços para estar com a família e amigos ao longo da semana e, aos fins de semana e feriados, mantenha-se livre de obrigações empresariais. Além disso, imponha-se o direito de sair de férias – e não leve o trabalho para o descanso.

Manter a qualidade da saúde mental permite ao empresário contábil a renovação constante de energias, possibilitando o preparo para saber lidar com as turbulências do mercado, além de ampliar o poder de gestão.

Leia também:

Desestresse, relaxe e mantenha o foco: aplicativos e técnicas que irão te ajudar no dia-a-dia

O uso de mapas mentais na gestão de projetos contábeis

2 dicas para empresários contábeis manterem o equilíbrio mental 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *