As pessoas são um dos ativos mais importantes para o negócio e, por isso, é necessário investir e divulgar ações de treinamento de equipes contábeis para se diferenciar no mercado
Como os colaboradores do escritório são preparados para atuar frente às novas transformações do mercado? Mudanças no cenário são uma constante no setor contábil. Por isso, se não houver investimento na capacitação de equipes contábeis, a empresa corre o risco de ficar desatualizada e, em consequência, cometer erros e prejudicar seus clientes. Além de ser uma ação com forte diferencial competitivo, o treinamento dos colaboradores também é uma oportunidade para fomentar as estratégias de marketing contábil.
Mundo EAD
Os cursos online são uma boa estratégia para o preparo ou a atualização de equipes contábeis – e alguns até são disponibilizados gratuitamente. O gestor do escritório deve, primeiramente, identificar quais são as áreas que mais carecem de capacitação. Legislação e novas regras tributárias estão entre os temas mais indicados para essa ação, afinal, os times devem estar preparados para assessorar os clientes de maneira correta e eficaz. Uma informação repassada de forma errada pode gerar prejuízos para o empresário e o cancelamento de um contrato com o escritório de contabilidade.
Especialização
Outro importante aspecto para o treinamento de equipes contábeis é a especialização de áreas. Um quadro altamente especializado consegue atender de forma mais personalizada as demandas dos clientes. Para isso, o gestor pode seguir com o investimento em cursos de reciclagem profissional ou aplicar a rotação de funções. Dessa forma, o conhecimento é compartilhado entre as equipes e o escritório conquista dinâmica no atendimento. Outro ganho para o negócio é a quebra da rotina e o estímulo a criatividade e curiosidade dos colaboradores. Na gestão de pessoas, a rotação de funções também apresenta ao gestor a descoberta de novos talentos.
Investimento
Pessoas e tempo: dois ativos que, somados, representam a importância em investir no treinamento de equipes contábeis. Se, por um lado, é necessário manter a capacitação continuada dos colaboradores, por outro, esse tempo poderia ser aplicado no atendimento aos clientes e cumprimento de processos. E mesmo com os cursos online, o custo-hora do colaborador em treinamento também consta na receita do escritório.
Porém, tal dicotomia representa, na verdade, um forte potencial para as estratégias de marketing. É importante que os clientes sejam informados sobre as ações de melhoria profissional de suas equipes, para que sua empresa reforce ainda mais seu papel de autoridade na área. Conheça alguns recursos para essa ação:
- Mídias sociais: representam um canal direto com clientes e prospects. O contador pode construir postagens sobre os treinamentos que são realizados no escritório. Assim, o público-alvo passa a reconhecer a valorização do capital humano aplicada pelo escritório;
- LinkedIn: uma das estratégias aqui é elaborar artigos mais densos sobre os temas da capacitação investida pelo escritório. Além de demonstrar know how, a estratégia é um diferencial competitivo no marketing contábil para LinkedIn;
- WhatsApp: os colaboradores podem ser engajados a compartilhar no status do WhatsApp os treinamentos. Assim, quando um cliente for acionar o profissional pela plataforma, fica informado sobre a disponibilidade reduzida do profissional que está em capacitação.
Negociação
A constante capacitação das equipes serve também de argumento na hora de negociar com clientes ou prospects. Ou seja, o contador demonstra não apenas atenção com suas equipes, bem como justifica os valores de cada projeto com o investimento no preparo e atualização dos conhecimentos profissionais.
Uma equipe preparada e em constante capacitação é um fomento para novas ideias. A contabilidade é o principal apoio às empresas e aos contribuintes, portanto, inovações são mais que bem vindas: elas elevam o nível de competitividade do escritório.