Uma excelente estratégia de marketing para contadores é tornar-se um influencer da área contábil, também conhecido como “formador de opinião”
Algumas pessoas não se sentem confortáveis ao pensar que, de uma forma ou de outra, possuem essa posição de destaque, pois o peso da responsabilidade que envolve esta importante característica pode ser demasiadamente grande.
Ser formador de opinião não é uma condição apenas de jornalistas, críticos e professores. Nos dias de hoje, CEOs, diretores, gerentes e especialistas de todas as áreas formam opiniões sobre diversos assuntos. O fato é que, sempre que afirmamos para o outro qual é o nosso conceito e as nossas avaliações sobre algo, estamos exercendo o papel de formar ideias.
Antes da internet e das redes sociais, o rótulo era reservado somente às pessoas que mostravam suas opiniões e alcançavam as grandes massas. Ou seja: eram basicamente os profissionais da comunicação e líderes de algum tipo de grupo.
A boa notícia é que isso mudou e qualquer pessoa tem a liberdade de se expressar. O que acontece hoje é que, dependendo da posição em que estamos, o impacto daquilo que está sendo comunicado por nós será maior ou menor. Esta posição pode ser física tal como a empresa em que trabalhamos ou, ainda, psicológica (tal como a posição social ou política que assumimos).
No âmbito comercial (marketing, produtos, serviços e negócios), o profissional tem grande poder de persuasão para induzir pessoas na decisão de compra. Além disso, o influencer contábil que se expõe (seja por meio de palestras, artigos na mídia, entre outros canais) otimiza a sua rede de networking para o sucesso de seus negócios.
No mundo corporativo, o influencer contábil é aquele que conhece a fundo estratégias das empresas e se envolve no desenvolvimento de novidades acerca do setor de atuação a nível nacional e internacional. Além disso, o profissional também demonstra trabalhar com um propósito definido e, ao comunicá-lo à sua rede, conquista cada vez mais um número maior de pessoas.
É possível destacar algumas características do influencer contábil: comunicativo; simpático; ambicioso; audacioso; criativo; objetivo; persistente; responsável; com visão generalista de todas as áreas da empresa; antenado às novas tecnologias; ama o que faz; possui um proposito (profissional e de vida) bem definido e estruturado.
O que podemos notar hoje em dia é que todas as pessoas com acesso à internet podem expressar suas opiniões com um alcance gigantesco, independentemente se elas possuem um único seguidor ou mais de 100 mil followers. Seja a opinião positiva ou negativa, isso é muito bom: graças às divergências de ideias, podemos evoluir culturalmente.
Uma dica para os profissionais de contabilidade e áreas correlatas é usar o poder de formar opiniões, com responsabilidade. As ferramentas (internet, redes sociais, entre outras possibilidades) estão aí. É só colocar suas ideias e promover uma troca de informações com seus clientes, colaboradores e familiares. Sucesso!