Proatividade é uma das características mais buscadas no mercado profissional hoje em dia. Se todo empregador deseja um colaborador que busque seus objetivos e não desista, porque o próprio escritório de contabilidade não pode ter esse aspecto? Uma empresa com ações apenas reativas tende a ficar na sombra de concorrentes que buscam o mercado em atitudes estratégicas ousadas.
Para isso, promover atividades externas é algo fundamental para melhorar a imagem de uma marca. Mas, fazer isso ao acaso não é a melhor forma: deve-se buscar sempre corporações que estejam de acordo com o posicionamento da sua própria empresa. Também é importante privilegiar instituições próximas, para fortalecer o seu nome regionalmente.
Não é necessário ter uma grande ideia para fazer algo interessante e útil. Muitos não sabem o quanto um escritório de contabilidade é importante, e cabe ao próprio empresário do ramo contábil mostrar todo o seu conhecimento na área e divulgar todas as vertentes em que pode atuar. Por exemplo, que tal dar dicas de educação financeiras para a comunidade ou falar sobre questões fiscais e tributárias para empresários?
É muito desejável que o empresário contábil transmita os valores do seu negócio para a nova parceira de sua marca. Uma boa maneira é mostrar o quanto você prega o consumo responsável de energia e água ou uma doação semestral para uma instituição de caridade, por exemplo. Poucas atitudes são mais benéficas para uma empresa do que mostrar-se defensora de uma ideia, colocando-a em prática.
Também é muito importante fazer a autopromoção do escritório em todos os eventos promovidos. Materiais de divulgação (folders, banners, informativos e até mesmo itens de papelaria) são importantes nesse aspecto. Um exemplar da publicação Contas em Revista pode ser muito importante para fixar sua marca junto aos parceiros e pessoas de interesse.