Todo empresário deve saber responder, pelo menos, essas 5 perguntas sobre marketing contábil para garantir os melhores resultados ao negócio.
1. Quem é o público-alvo da empresa?
Todo contador deve saber quem é o público-alvo do escritório, ou seja, para quem se vende o serviço. Essa resposta deve constar no planejamento de marketing contábil e ajudará a estruturar seus objetivos.
Essa definição pode ser ajustada com o passar do tempo, de acordo com pesquisas para obtenção das informações. Assim, o público é impactado da maneira correta, e a empresa recebe bom retorno sobre o investimento.
2. Qual é o seu diferencial?
Por que, entre tantos escritórios disponíveis, o consumidor deverá optar pelo seu? O contador deve saber responder qual é o diferencial do escritório, o que o destaca perante a concorrência.
Pode ser uma oferta de benefícios, um atendimento personalizado, entre muitas outras vantagens, sempre agregando valor ao serviço oferecido.
3. Como é feita a divulgação do escritório?
O contador deve supervisionar a equipe de marketing contábil, ou seja, ele precisa saber como a divulgação do escritório está sendo feita, e por quais meios. A equipe aposta em mídia eletrônica, impressa, Inbound Marketing, Outbound Marketing, promoções, assessoria de imprensa? O contador deve estar ciente das escolhas de sua equipe, e precisa saber avaliar se essas decisões vão de encontro ao planejamento estratégico do escritório contábil.
4. Quem são seus principais concorrentes?
Conhecer muito bem a sua concorrência é imprescindível pois, com isso, é possível realizar sua análise SWOT com mais detalhes, identificando seus pontos fortes e fracos, suas oportunidades e ameaças, visando melhorias e chances de crescimento.
5. Como avaliar os resultados de uma ação?
O principal responsável por essa tarefa deve ser o profissional de marketing, mas o empresário contábil também deve saber avaliar os resultados de uma campanha de comunicação, para garantir que o trabalho está sendo feito corretamente.
Os resultados de uma campanha de marketing e comunicação devem ser avaliados constantemente. Isso é possível através de pesquisas e de algumas ferramentas online. Mesmo que a equipe possua esse conhecimento, os dados também devem fazer parte da sabedoria do contador, para apontar o sucesso ou o fracasso (ou a oportunidade de melhoria) da ação.
O empresário contábil possui um trabalho complexo e delicado, por isso é importante contratar pelo menos um profissional para se responsabilizar pelo marketing de sua empresa. Porém, para garantir o crescimento do escritório de contabilidade, é preciso entender alguns fatores importantes e saber monitorar os resultados do departamento. Agora que você já conferiu nossas dicas, é hora de colocá-las em prática.