Por Lucas Hernandez
É natural que, ao nos referirmos ao marketing, venha de imediato em nossa mente a ideia de administração da relação existente entre uma empresa e seus clientes atuais e potenciais, isto é, um conjunto de ações voltadas ao público consumidor de seus produtos e serviços.
Contudo, novos estudos acadêmicos e práticas administrativas têm mostrado que, tão importante quanto esses consumidores finais, são os públicos internos e intermediários de uma empresa, ou seja, seus funcionários, fornecedores, distribuidores, entre outros.
E é exatamente neste contexto que surge o endomarketing, que é a aplicação dos conceitos de marketing para o público interno da empresa, sejam seus funcionários, ou gestores. Endomarketing é fazer com que aqueles que afetam diariamente o funcionamento do seu negócio comprem a sua ideia, produto ou serviço antes mesmo do consumidor final. É fazer com que cada indivíduo envolvido no processo agregue valor ao negócio realizando um trabalho cuidadoso e com plena consciência de sua importância para a empresa e seus clientes.
Muito mais do que uma boa seleção e treinamento realizados pelo RH, a empresa precisa ser capaz de entender e mediar as necessidades e interesses daqueles que são os maiores responsáveis pelo seu sucesso, para que, desta forma, se construa um ambiente de trabalho onde todos se sintam motivados pelo próprio significado interno da empresa. É certo que, este ambiente criado terá reflexos positivos nas relações externas da empresa com seus clientes que, invariavelmente, perceberão o cuidado e a consciência com que aquele serviço foi prestado.
Então, não se esqueça: da próxima vez que traçar o plano de marketing da sua empresa, lembre-se de incluir aqueles que participam diariamente da sua rotina e são decisivos para a qualidade de seus serviços e, consequentemente, para o sucesso do seu negócio.