Muitas vezes ignorados, os materiais gráficos padronizados para empresas contábeis podem ajudar, e muito, na diferenciação da sua empresa dentro do mercado. Confira nossas dicas.
Padronizar a comunicação visual do seu escritório é um grande diferencial no que se refere ao marketing contábil. A linguagem visual e escrita de uma empresa, quando única, marca a memória dos clientes de forma positiva.
O primeiro passo para criar materiais gráficos padronizados para empresas contábeis é a criação da identidade visual. Em seguida, e não menos importante, vem a criação de um manual de marca, contendo alguns itens como a padronização de fontes e padrões de cores, possíveis aplicação do logotipo em preto e branco e negativo, entre outros aspectos gráficos relevantes para a marca.
Papelarias e afins
Dentre os principais cuidados com materiais gráficos padronizados para empresas contábeis estão materiais como pastas, malotes, cartões de visita, uniformes, assinaturas de e-mail e papel de carta. A dica é mantê-los de acordo com a personalidade oficial da instituição.
Quando a parte gráfica está em harmonia com o manual e as cores presentes no logo, o reconhecimento por parte dos clientes depois de um tempo de contato com a empresa é uma conquista certa.
Cores, traços e curvas
Ao criar uma identidade visual para uma marca, é importante levar em conta alguns fatores que servem de premissa para o marketing: as cores, formas e pigmentações presentes nos logotipos dizem muito a respeito da marca. Além disso, o formato também tem mensagens para o público, uma vez que as linhas retas transmitem seriedade e rigidez; e os traços em curvas passam a ideia de flexibilidade.
Atendimento também deve seguir padrão
Quase todo mundo já ouviu comentários de pessoas que foram mal atendidas por alguma empresa. Isso é péssimo para uma marca. Na era das redes sociais então, isso é potencializado negativamente. Portanto, padronizar o atendimento sempre pensando na excelência, é uma ótima saída. Isso deixa todos felizes, pois gera fidelidade, além da facilidade de gerenciar.
As franquias exemplificam bem essa equação. Elas mantêm a padronização que o marketing tanto prega. Funciona bem porque na hora de montar um negócio, o franqueado já compra sua unidade seguindo essas normas e treina seus funcionários para o atendimento. Desta forma, a qualidade é sempre a mesma, independente da mudança no quadro da equipe.
Em suma, a padronização da aparência, somada ao atendimento com foco na excelência, torna-se responsável pela “imagem” da empresa. É uma iniciativa que agrega valor, reforça a marca de forma positiva e, principalmente, faz com que ela permaneça na lembrança.
Portanto, promova sempre treinamentos e alinhamentos internos de atendimento. E caso tenha uma ou mais agências responsáveis pelo material gráfico, amplie as conversas com estes parceiros.