Muitos contadores ainda sentem dificuldade na hora de divulgar sua própria empresa. Saber as melhores estratégias de marketing contábil é essencial para conquistar novos clientes e crescer no mercado.
Quando não existe a possibilidade de contratar uma pessoa exclusivamente para gerenciar o marketing do escritório, essa tarefa parece se tornar ainda mais complexa.
Como contador, você deve saber como é difícil lidar com a concorrência e conquistar seu espaço no mercado. Para enfrentar essa realidade, é imprescindível trabalhar seu marketing contábil.
Marketing contábil: por onde começar?
Mas afinal, qual é a melhor estratégia para divulgar sua empresa de maneira eficiente? Se você acompanha nosso blog, já sabe das duas primeiras tarefas: conhecer o seu público-alvo e desenvolver a análise SWOT da sua empresa. Sem esses estudos, qualquer ação de marketing e comunicação será dinheiro jogado fora. Você precisa saber para quem irá divulgar seus serviços e quais forças devem ser divulgadas para conquistar os melhores resultados.
Tendo todas essas informações definidas, é hora de avaliar como sua empresa será divulgada. Apesar de estarmos vivendo em um mundo conectado, é importante equilibrar ações online e offline.
Estratégias de divulgação online e offline
Tendo em mente o perfil do seu público, chegou a hora de avaliar quais ferramentas podem ser úteis na sua estratégia. Abaixo, listamos as principais opções:
1. Redes sociais
Seu público provavelmente possui uma rede social favorita, mas é válido anunciar em mais de uma, dependendo do perfil que você procura.
As principais vantagens dessas plataformas é a interação em tempo real com os potenciais clientes e os relatórios exibidos, que permitem a rápida avaliação de resultados e, se necessário, a mudança de estratégia. Seja criativo para chamar mais atenção.
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é importante, pois trabalha diretamente com o Google e outros mecanismos de busca. Seu objetivo é atrair prospects a partir desses canais e educá-los sobre os serviços prestados pela sua empresa.
Entregar informação relevante também agrega valor à sua marca e conquista o público. Se o conteúdo for realmente interessante, com o tempo você e sua empresa contábil podem se tornar uma autoridade sobre o tema em questão.
3. Links patrocinados
Links patrocinados são a melhor estratégia para quem busca um bom posicionamento no Google, de forma rápida. São pagos, mas o investimento não é inviável. Fazendo um bom estudo de palavras-chave na própria ferramenta do Google Adwords, é fácil saber quais são os termos mais buscados pelo seu público e criar o anúncio a partir daí. Publicar matérias relacionadas a essas buscas também ajuda, e muito, no resultado da campanha.
4. E-mail marketing
Se bem utilizada, essa ferramenta pode reforçar a sua marca e ajudar a conquistar novos clientes.
Uma boa ideia é utilizar as matérias criadas para o seu blog e desenvolver uma newsletter. Avalie a periodicidade (o ideal é, no máximo, uma vez por semana) e desenvolva um design atrativo. Faça links para seu site e redes sociais e coloque, sempre, mais de uma forma de contato.
Existem diversas ferramentas de disparo de e-mail marketing que podem ser utilizadas, das gratuitas às pagas. Busque a que melhor se encaixa nas suas necessidades e possibilidades de investimento, e faça um teste.
Vamos considerar agora que o seu cliente está fora da internet. Então, de que forma se conectar a ele?
5. Materiais impressos
Folhetos, panfletos, cartões de visita e até mesmo a sua própria revista. Todos os materiais podem funcionar muito bem, mas é preciso planejamento para que cheguem nas mãos desejadas.
Os exemplares da sua revista, por exemplo, podem ser entregues durante as reuniões com o prospect. Essa ação, apesar de simples, com certeza mostrará o diferencial da sua empresa.
Folhetos e outros materiais semelhantes podem ser distribuídos durante feiras, eventos ou em locais próximos à sua empresa.
6. Participação em feiras e eventos
Feiras e congressos podem representar uma oportunidade de ouro para a sua empresa contábil. Imagine um local em que a maioria dos participantes faz parte do seu perfil de clientes em potencial?
Essa é a hora de distribuir seus materiais impressos e, principalmente, reforçar o seu networking. Não deixe de conversar, apresentar a sua empresa e de se mostrar relevante. Caso você perceba que a pessoa com quem você está conversando está realmente interessada nos seus serviços, pegue os contatos e combine uma reunião ou um café quando o evento terminar. Assim, você garante uma oportunidade de falar sobre sua empresa contábil com mais calma.
Agora, chegou o momento de sentar e planejar suas estratégias. E lembre-se: o planejamento deve ser constantemente avaliado para garantir que o resultado seja atingido. Se uma estratégia não estiver dando o retorno esperado, mude-a.