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Marketing B2B: conceito e táticas para a sua empresa

Para que as estratégias tragam melhores resultados, a equipe de comunicação da empresa contábil precisa saber o que é marketing B2B e como trabalhá-lo

 

Ao começar a pensar de maneira mais prática em marketing, um escritório de contabilidade deve saber a diferença entre dois conceitos antagônicos: o B2B (“Business to business”, que designa as estratégias adotadas de uma empresa para outra) e o B2C (“Business to consumer”, voltado ao público final). Se a sigla tem apenas uma letra de diferença entre as duas, a prática nada tem de semelhante.

Por também prestar serviços a outras empresas, escritórios de contabilidade seguem o B2B. Como o relacionamento entre os responsáveis pela contabilidade e os clientes é muito mais intenso, as táticas envolvem a proximidade: reuniões, auxílio no planejamento estratégico e, acima de tudo, a parceria. A contrapartida para tanto trabalho desenvolvido, porém, existe: companhias costumam ser muito mais fiéis que o consumidor final, já que elas buscam manter parcerias de longo prazo para manter a qualidade e o padrão do serviço.

Por conta de todas essas particularidades, as estratégias de marketing B2B recomendadas para empresas envolvem a transmissão de conteúdo, a presença e a tomada de posição do cliente perante o segmento de atuação. Nesse aspecto, existem quatro abordagens principais para o escritório de contabilidade adotar.

Marketing de conteúdo: mostrar o know-how do escritório é fundamental para evidenciar ao mercado as qualidades de uma empresa, seja ela qual for. Um jornal, coluna, newsletter ou blog que deixe claro o posicionamento da empresa ajudam demais para que uma companhia torne-se referência no mercado.

Participação e organização de eventos: particularmente útil para empresas de médio e grande porte, o engajamento causado por essa ação mostra o diferencial para o mercado. Feiras, congressos, eventos e convenções são apenas alguns exemplos de acontecimentos importantes para se comparecer.

Atendimento: mesmo não sendo uma estratégia de marketing, é fundamental para criar laços com o cliente. A capacitação da equipe, responsável pela captação de contas, pela listagem de necessidades da empresa e pelo pós-venda, também é indispensável.

Marketing digital: mais do que fundamental em tempos de globalização, as estratégias que envolvem a internet são importantes para marcar presença ciberneticamente. Investimento em SEO (Search Engine Optimization), Adwords, e-mails marketing e outros tantos são muito válidos nesse aspecto.

O trabalho de marketing B2B de um escritório de contabilidade tem muitas características singulares, mas, quando colocadas em prática de maneira eficiente e precisa, fideliza-se o cliente de maneira exemplar (o grande desejo de qualquer empresário da área de contabilidade).

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