Conduzir as equipes de forma transparente e otimista são formas de liderar o escritório de contabilidade durante a crise. Essas ações podem se tornar um diferencial competitivo no mercado
“Essa é a maior crise de nossa história e ao terminar – sim, ela vai terminar – o mundo será outro, a vida será outra”. A frase de Milton Seligman, professor do Insper e ex-ministro da Justiça, demonstra a importância de liderar durante a crise, mas também depois dela. Afinal, a pandemia do coronavírus será controlada em algum momento, e quem tiver lidado melhor com o cenário que ela trouxe estará mais bem preparado para alcançar resultados no futuro, em um período que já vem sendo chamado por estudiosos de “era do pós-normal”.
Para lidar com desafios como os atuais, é fundamental saber como conduzir sua equipe, mantendo-a produtiva e engajada, mesmo que a distância. Nesse sentido, o líder não pode ficar de fora – ele deve, também, pensar em estratégias para liderar o escritório de contabilidade durante a crise. Pensando nisso, reunimos quatro dicas para ajudar nesse processo. Conheça:
1- Proteja os colaboradores e seja sincero
Em momentos de crise, é fundamental que o líder abra o jogo com a equipe. Demonstre com clareza qual a situação da empresa contábil e de que forma você espera que a equipe transmita essa mensagem para os clientes.
É preciso, ainda, proteger os seus colaboradores. Se é o momento de reestruturar o escritório contábil, busque primeiro fazer acordos. Como você sabe, a legislação prevê a possibilidade de redução de carga horária e salário, ou mesmo de adiantamento de férias. São alternativas que preservam a estrutura do escritório, visando a retomada dos negócios no pós-pandemia. Pense nisso antes de optar pela demissão.
2- Transmita informações de credibilidade
Para manter seus clientes informados, sua equipe precisa ter certeza do que está falando. Portanto, liderar o escritório contábil durante a crise requer ser, também, uma fonte confiável de informações.
Dessa forma, busque notícias em veículos de credibilidade e transmita-as à equipe de maneira estruturada, por meio de boletins, mantendo-a sempre bem informada tanto sobre a pandemia quanto sobre as mudanças contábeis e fiscais acarretadas por ela.
O Boletim Eletrônico, parte da plataforma Contas em Revista, também pode (e deve) ser usado para manter seus colaboradores atualizados.
3- Engaje o time com empatia
O engajamento é parte fundamental do processo de liderar o escritório de contabilidade durante a crise. Os ânimos tendem a ficar mais baixos em períodos de incertezas, por isso, o líder contábil deve investir em ações para engajar a equipe.
Entre as estratégias que podem ser colocadas em prática estão: demonstrar preocupação com a situação dos funcionários, manter reuniões periódicas, ainda que virtuais, dar e pedir feedback, auxiliar quem tem dificuldades com o trabalho remoto e, até, flexibilizar a rotina de trabalho. Além disso, não esqueça que o engajamento do time em home office depende das ferramentas e do apoio tecnológicos corretos.
4- Demonstre otimismo
Uma das principais qualidades para liderar durante a crise é enxergar oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. Cultive a inteligência emocional – sua e do time – e estimule os colaboradores a pensarem em formas inovadoras de passar pelos desafios impostos pela pandemia. Afinal, mesmo durante a crise – e, muitas vezes, principalmente nela – é que surgem boas soluções.
Se o líder contábil demonstrar otimismo, esse tende a ser o mesmo sentimento assumido por sua equipe diante dos clientes, tornando o escritório contábil um grande parceiro do empresariado na superação dos tempos difíceis.
Diferencial
Passar por momentos de crise é sempre complexo – e liderar durante a crise é mais ainda. Entretanto, ao colocar essas dicas em prática e manter uma postura de transparência e respeito, é possível extrair o melhor da equipe contábil. E uma equipe produtiva durante um cenário de dificuldades pode ser o diferencial para manter o cliente confiante na superação das dificuldades.
Meu comentário é apenas para parabenizar a todos na Contas em Revista, pelo excelente trabalho que vocês fazem em prol dos Escritórios Contábeis e todos os Empresários deste nosso mercado tão exigido em não reconhecido.
Com a devida permissão, tenho usado muito as ferramentas de marketing que vocês nos oferecem, para manter-nos vivos durante esta crise sem precedentes e, para preparar-nos para os novos tempos que virão.
Muito grato a vocês.
Olá, Sérgio!
Ficamos muito felizes e satisfeitos em saber que nossas dicas e ferramentas de marketing têm ajudado sua empresa. É para ajudar empresas como a sua, em todos os momentos, que nos dedicamos e trabalhamos duro diariamente.
Gratidão pelo comentário!