A jornada do cliente contábil otimiza a experiência e aprimora o relacionamento; veja dicas para implementá-la na sua empresa
A jornada do cliente contábil é o caminho percorrido pelos empresários (ou seja, seus potenciais clientes) durante o relacionamento com o escritório de contabilidade. Trata-se, portanto, de uma estratégia de marketing que não apenas empodera o negócio contábil, mas atua, também, como um diferencial competitivo. Por isso, é importante que o contador saiba como construir uma jornada do cliente contábil para oferecer a experiência mais personalizada possível e, assim, garantir que ele fique plenamente satisfeito.
Quando se trata de relacionamento, a melhor forma de compreender a jornada do cliente contábil é educar. Ou seja, isso significa fornecer subsídios e informações que permitam ao empresário tomar as decisões mais adequadas aos seus propósitos e necessidades, sempre com o apoio do escritório de contabilidade. Por isso, o contador deve conhecer cada etapa da jornada do cliente contábil para se comunicar e conduzir de forma adequada as estratégias de marketing.
Conheça as quatro fases percorridas pelo cliente durante sua jornada de relacionamento com o escritório contábil:
- Aprendizado e descoberta: essa é a primeira fase do relacionamento. O cliente ainda não tem clareza sobre as dificuldades que possui na operação e sobre como o escritório pode ajudá-lo. Por isso, não sente muita segurança na parte contábil do negócio;
- Consideração da solução: nesta parte do funil, os potenciais clientes já possuem uma noção de suas reais necessidades, porém, ainda precisam aprofundar os conhecimentos a respeito de como o escritório pode assessorá-los;
- Decisão de compra: é uma das etapas mais importantes, pois os empresários estão analisando todas as soluções e possibilidades de assessoria apresentadas pelo escritório e também pelos concorrentes;
- Fidelização: por fim, após a boa aplicação das estratégias anteriores, o escritório conquistou o cliente. O foco do trabalho passa a ser fidelizar esse cliente, para não perdê-lo.
Redução de falhas
A jornada de cliente contábil também é uma boa oportunidade para o contador identificar possíveis falhas de operação no negócio. Afinal, empresários que se relacionam com o escritório, mas optam por não fecharem a parceria, são indicadores importantes de que algum processo pode não estar funcionando de acordo com os objetivos da empresa contábil. Traçar uma boa jornada do cliente contábil traz previsibilidade ao negócio e às estratégias de marketing, o que é sempre um ganho. Quando o departamento de marketing do escritório desenha uma boa jornada do cliente contábil, os benefícios para a gestão vão desde a previsão de ações, estratégias, revisão de processos e abordagens – tudo convergindo para a redução de falhas e a consequente minimização de custos.
Outro ganho importante para o escritório com a jornada do cliente contábil é a aproximação com os empresários. Na medida em que se desenha estratégias de percurso personalizadas, é possível fornecer uma assessoria mais assertiva. Ou seja, quanto melhor se conhece o cliente desde o primeiro contato com o escritório, mais é possível estar preparado para elaborar estratégias de suporte customizadas. E isso se traduz em uma característica muito importante no mundo da contabilidade: a confiança.