Desenvolver soft skills para contadores permite, por exemplo, que os profissionais tenham melhor desempenho e um relacionamento mais dinâmico e claro entre as equipes
As soft skills, também conhecidas como habilidades interpessoais, são um conjunto de habilidades e competências que estão diretamente relacionadas ao comportamento humano, assim como aos conhecimentos gerais e à personalidade do indivíduo. Em todos os negócios essas ações permitem que as pessoas tenham uma melhor comunicação, sejam resilientes e se engajem com as metas e objetivos, perseguindo, juntas, os resultados. Dessa forma, para os escritórios de contabilidade, as soft skills auxiliam os profissionais a alcançarem seus objetivos, além de otimizar o relacionamento com os clientes.
Os conceitos por trás das soft skills são mais subjetivos do que as competências técnicas e, por isso, um dos grandes desafios do mundo corporativo é a mensuração dessas habilidades. Alguns exemplos de soft skills para contadores são comportamentos como inteligência emocional, liderança, comunicação e resolução de conflitos. De toda maneira, são fundamentais para a atuação dos profissionais da área contábil em todos os níveis hierárquicos: da gestão às equipes de atendimento aos clientes.
Vamos abordar um pouco sobre as principais soft skills para contadores a seguir:
- Inteligência emocional
A inteligência emocional é uma habilidade relacionada à capacidade de o contador agir com empatia, entender as necessidades do negócio e ter uma atitude colaborativa. Estes são requisitos fundamentais para lidar com as demandas e urgências contábeis e manter o foco nos resultados.
- Capacidade de liderança
Liderar significa motivar as pessoas a oferecerem o seu máximo desempenho. Não se trata apenas de delegar e controlar os processos – esse tipo de liderança ficou no passado e não serve mais para engajar equipes em busca de resultados para os negócios. O líder agora precisa compreender o perfil de cada liderado e, assim, manter um relacionamento de confiança e livre de constrangimentos.
- Comunicação
Essa soft skill representa a habilidade de o contador manter um bom diálogo com todos no escritório e, claro, com os clientes. É preciso fazer com que a informação chegue sem ruídos ao seu destino final, para evitar que as entregas sejam prejudicadas e que aconteçam mal-entendidos.
- Resolução de conflitos
Seja na liderança da equipe ou em uma negociação com o cliente contábil, a capacidade de resolver conflitos é muito bem vista no mundo dos negócios (e na vida pessoal também). Isso porque é preciso que o contador seja persuasivo sem ser grosseiro, evite possíveis divergências na comunicação e exerça influência. Dessa forma, podem-se evitar muitos transtornos e desgaste de relacionamentos.
Para o profissional de contabilidade que busca reconhecimento e crescimento solidificado, estas e outras soft skills também são vistas como um diferencial competitivo. Assim, para desenvolvê-las é preciso saber ouvir e receber críticas para, assim, melhorar as habilidades interpessoais continuamente.