marketing para contadores

Saiba a diferença de comunicação, publicidade e marketing para contadores

Estratégias de marketing para contadores reforçam posicionamento do escritório, além de otimizar a autoridade dos profissionais por trás do negócio

 

Você sabe qual a diferença entre comunicação, marketing e publicidade? Para muitos profissionais, essas áreas do conhecimento podem se assemelhar em diversos aspectos. No entanto, elas possuem estratégias específicas que, quando combinadas, alavancam o potencial das marcas, fortalecem o posicionamento mercadológico e ampliam a proximidade com os clientes – atuais e futuros.

Além disso, o marketing para contadores apoia os empreendimentos na consolidação da sua reputação no mercado, ajudando a construir confiança e demonstrar o valor agregado dos serviços prestados.

Conheça abaixo alguns aspectos de cada uma dessas áreas e a importância do marketing para o seu escritório contábil:

 

> Comunicação

A comunicação é formada por um conjunto de profissões e estratégias, direcionados para levar a informação até o público de forma clara e compreensível. Dentro de qualquer negócio, é preciso trabalhar diversos eixos da comunicação, por exemplo:

  • Aumento no número de vendas;
  • Prospecção de novos clientes;
  • Fortalecimento de marcas e produtos;
  • Relacionamento com a imprensa;
  • Divulgação de serviços;
  • Posicionamento da empresa.

Para isso, cada ramo da comunicação (publicidade e propaganda, marketing, assessoria de imprensa, etc.) se encarrega de definir e aplicar estratégias e processos para atingir objetivos específicos. É importante que o gestor contábil tenha uma visão sobre a importância e o papel de cada área para poder acompanhar o trabalho e medir os resultados.

 

> Publicidade

A publicidade é a área da comunicação que se encarrega de divulgar a marca, serviço ou produto ao público-alvo e incentivá-lo a conhecer melhor a empresa e a contratar os seus serviços. Dentro do leque de atuação da publicidade estão campanhas para os diferentes meios de comunicação: internet, TV, rádio e materiais impressos. As mensagens comerciais e corporativas do escritório contábil são divulgadas com o uso de elementos audiovisuais e gráficos, para persuadir o público-alvo. É importante ressaltar, porém, que a publicidade de empresas contábeis deve seguir os critérios éticos definidos pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 

> Marketing

Já o marketing para contadores tem a função de conhecer o público do escritório e o nicho de atuação. Dessa forma, são criadas estratégias para unificar a comunicação entre empresa, clientes e prospects, com o objetivo de construir ou fortalecer o relacionamento. Por isso, faz parte das estratégias de marketing para contadores educar o público-alvo e o mercado sobre a importância dos serviços contábeis para o equilíbrio e a segurança fiscal dos negócios e dos contribuintes.

E como o universo online está superaquecido, o marketing digital torna-se cada vez mais importante para os contadores. De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, 94% dos empreendimentos apostam no marketing digital como principal estratégia de crescimento.

 

Ter um negócio equilibrado e com reputação fortalecida junto ao público-alvo é o dever de casa de qualquer escritório contábil. Afinal, é preciso que a contabilidade seja um exemplo para os clientes, pois é um serviço que envolve confiança. Para isso, é fundamental se comunicar bem e ter uma boa reputação digital. E utilizar as estratégias do marketing para contadores é um caminho recomendado para o alcance desses objetivos.

 

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