No dia 22 de fevereiro, o sócio-diretor da Editora Quarup, responsável pela publicação de Contas em Revista, Fernando Marin teve um artigo publicado no jornal Diário do Grande ABC. No texto, ele reflete sobre o papel do contador no mundo corporativo e também sobre a importância do marketing na área contábil.
Confira o artigo na íntegra:
Marketing contábil para se diferenciar
O papel do contador está muito além do cálculo do Imposto de Renda. Esta é apenas pequena parte das tarefas desenvolvidas por esse profissional. Para que uma empresa exista e funcione plenamente, grande parte do trabalho passa por ele: desde a criação, a elaboração e o registro da companhia nos órgãos do governo até a organização, com base nas legislações vigentes, de todas as ações para os cálculos dos diversos tributos inerentes à atividade empresarial.
Mas a atuação mais destacada do contador é a de consultor, ajudando no processo decisório por meio das informações contábeis. Além de ser essencial para a sociedade e para grandes empresas, a atividade é fundamental para os empreendedores. São esses profissionais que dão suporte aos pequenos e médios negócios, especialmente quando os gestores precisam de norte para a empresa.
Para se ter ideia, são mais de 500 mil contadores ativos no Brasil, segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Como desmistificar a visão equivocada que tantos brasileiros têm de que os contadores são mal necessário para atender a burocracia tributária? Em mais de 15 anos de parceria com esses profissionais, sempre destaquei a importância do marketing para o crescimento e desenvolvimento dos escritórios de contabilidade. Parafraseando o saudoso Abelardo Barbosa, o Chacrinha, quem não sabe o que comunicar e como se comunicar, se trumbica!
Com essa ideia, elaborei, em parceria com a Insane Marketing e Comunicação, cartilha com dicas de marketing contábil. Para sair da mesmice e se diferenciar no mercado. Pontuo aqui algumas delas: construa marca forte, posicione-se, ofereça bom atendimento, seja único e divulgue seus pontos fortes. Ou seja: mostre ao mercado o que você tem de melhor, seja serviço diferenciado, tradição, preço competitivo, estrutura acima da média. Utilize todos os seus canais: site, mídias sociais, folhetos, publicações customizadas, entre outras. A marca deve ser simples, de fácil memorização e pronúncia. É aqui que se definem os objetivos, o propósito de existência e o papel no mercado. Alinhada a essas premissas, a comunicação visual deve ser totalmente padronizada: do cartão de visitas aos folhetos, do site às mídias sociais.
A impressão que o público leva de sua empresa importa tanto quanto a qualidade de seu trabalho. Tenha equipe sempre alinhada e bem treinada. Isso faz toda a diferença na hora do bom atendimento. E também fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, em vez de reclamações. Ao aplicar essas dicas, tenho certeza que as empresas de contabilidade ganharão muito destaque em seu segmento.
O artigo encontra-se disponível também na página do Diário do Grade ABC, no seguinte link: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1808781/marketing-contabil-para-se-diferenciar