Entenda como a contabilidade para o mercado digital pode ser uma excelente vantagem competitiva para o crescimento da empresa contábil
O mercado digital é um espaço de compra e venda de produtos e serviços dentro da internet, que vem crescendo a cada ano e gerando cada vez mais novas oportunidades de negócio. Esse mercado não se limita às lojas online, existem também diversos outros tipos de empresas digitais, como cursos online, consultorias, infoprodutos (ebooks, também conhecidos como livros digitais), plataformas de serviços, aplicativos, entre muitos outros.
Segundo um estudo da Global Payments Report, divulgado pela Worldpayfrom FIS, o e-commerce global deve ter um aumento de 55,3% até 2025. No Brasil, a expectativa é que o setor dobre de tamanho até 2025 (uma projeção de crescimento de 95%). Essas empresas têm características bem específicas, como a ausência de um espaço físico, a utilização da tecnologia como a base do seu modelo de negócio e a necessidade de se adaptar às constantes mudanças do ambiente online.
E é aí que entra a importância da contabilidade para o mercado digital: as empresas desse nicho de atuação necessitam de orientações especializadas e bem direcionadas, que entendam todas as suas particularidades e ofereçam soluções ágeis e eficientes para as suas demandas fiscais, tributárias e, é claro, financeiras.
Como a empresa contábil pode começar a explorar o mercado digital
O contador que se especializa em atender empresas digitais pode se beneficiar de diversas formas, como por exemplo:
- Ampliar a sua carteira de clientes e aumentar o seu faturamento;
- Diferenciar-se da concorrência e agregar ainda mais valor aos seus serviços;
- Acompanhar as tendências e inovações do mercado;
- Aproveitar as facilidades da contabilidade online, como a redução de custos, a automação de processos e a otimização do tempo;
- Além disso, o contador pode contribuir para o desenvolvimento do mercado digital no Brasil, auxiliando as empresas a se formalizarem, a se regularizarem e a se planejarem para crescerem de forma sustentável.
Nesse sentido, para prestar serviços com qualidade e eficiência, a contabilidade para o mercado digital precisa atender alguns requisitos, como por exemplo:
- Conhecer todos os tipos de empresas digitais e as características operacionais, tributárias e contábeis de cada uma delas;
- Dominar as ferramentas tecnológicas necessárias para realizar os serviços online, como softwares contábeis, plataformas de emissão de notas fiscais eletrônicas, sistemas de gestão financeira, etc.;
- Estar atualizado sobre as legislações e normas que regem o mercado digital, como o Marco Civil da Internet, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Simples Nacional, entre outras;
- Oferecer um atendimento personalizado e consultivo para as empresas digitais, entendendo quais são as suas principais necessidades, as suas expectativas e os seus objetivos.
Confiança
A contabilidade para o mercado digital deve trabalhar sempre om segurança e responsabilidade, respeitando, é claro, os limites éticos e legais da sua profissão. Além disso, é muito importante garantir a confidencialidade e a integridade dos dados dos seus clientes. Sendo assim, o profissional contábil deve apostar em uma comunicação clara e transparente e estar sempre atendo para cumprir os prazos e as obrigações acordadas, além de buscar capacitação contínua para manter-se atualizado sobre o mercado digital e suas mudanças constantes.
A contabilidade para o mercado digital pode trazer excelentes resultados para ambos os lados, desde que a empresa contábil e seu cliente estejam muito bem alinhados em termos de expectativas, valores e resultados. Por um lado, o mercado digital oferece uma grande oportunidade para o contador ampliar seus horizontes profissionais, estar atento às mudanças no mercado e destacar-se de seus concorrentes. Por outro, esse profissional garante um suporte essencial para que as empresas digitais possam se desenvolver com eficiência e segurança.