regime presencial

Regime presencial: como preparar o escritório para a retomada

Antes de retomar o regime presencial, o contador deve conversar com as equipes e ajustar horários e rotinas para possível aumento das demandas

 

A pandemia da Covid-19 está, aos poucos, apresentando sinais de recuo e permitindo a retomada econômica em diversos Estados do Brasil. Aliás, em São Paulo o governo irá permitir o atendimento 100% presencial dos estabelecimentos comerciais a partir de 17 de agosto (com as devidas medidas sanitárias como distanciamento e uso obrigatório de máscaras). Para a empresa contábil, a volta para o regime presencial requer atenção redobrada por parte do gestor, tanto pela situação dos colaboradores que irão retornar ao escritório, quanto pelo possível aumento das demandas externas.

Apesar de o modelo de trabalho remoto (ou home office, como também é conhecido) ter sido bem aceito pelo mercado, algumas pessoas não se adaptaram e até mesmo preferem o regime presencial. Mas, com certeza, não é o caso de todas as pessoas que se adequaram ao trabalho remoto. Com isso, cabe ao contador avaliar junto às equipes qual a melhor forma de retomar o funcionamento do escritório. A imposição em qualquer uma das possibilidades (totalmente presencial ou remoto) pode prejudicar o clima organizacional e, inclusive, resultar em perda de funcionários. O modelo híbrido, em que o colaborador divide a semana entre dias em trabalho remoto e regime presencial, pode ser uma estratégia positiva para a retomada.

 

Novas demandas

Garantir a estabilidade das equipes tem outro propósito importante: a economia dá sinais de crescimento e serviços como abertura de novas empresas fazem parte do leque de demandas para os escritórios de contabilidade. Por isso, é importante contar com o engajamento dos colaboradores.

O regime presencial também abre portas para que o gestor contábil fortaleça o seu papel consultivo e de principal parceiro das empresas. É extremamente importante orientar os clientes sobre as melhores estratégias para a retomada das atividades, afinal, também é preciso que eles conversem com suas equipes e façam a retomada de maneira planejada.

Mas atenção: para que os empresários sintam-se seguros com as indicações e orientações da empresa de contabilidade, é fundamental servir de exemplo.

 

Marketing digital

Mesmo com a lenta retomada da economia e o retorno ao regime presencial, as formas de relacionamento entre clientes e empresas ainda devem acontecer no mundo digital. Assim, o contador pode se valer do marketing digital para compartilhar dicas para adaptação e informações quanto à segurança necessária para o a volta ao trabalho no escritório. Essa é uma estratégia que vale tanto para estreitar o relacionamento com clientes quanto mostrar ao público o quão preparado está o escritório de contabilidade para o novo momento mercadológico.

 

Seja qual for o modelo adotado pela sua empresa contábil (regime presencial, híbrido ou online) é sempre importante manter os hábitos de higiene, distanciamento e também consultar as recomendações dos governos locais. A Covid-19 ainda é considerada uma crise sanitária que, aos poucos, está sendo combatida, mas que ainda se encontra em um nível assustadoramente alto. Até que os órgãos de saúde não garantam 100% de segurança, os gestores devem manter a atenção com seus colaboradores e clientes, de forma a evitar prejuízos e problemas relacionados à responsabilidade.

Regime presencial: como preparar o escritório para a retomada 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp