Com a variabilidade do cenário econômico, os clientes do escritório de contabilidade podem se valer de um bom guia com as principais dicas de gestão e manutenção do negócio
Quase 60% das empresas brasileiras fecham as portas após cinco anos, de acordo com a pesquisa Demografia das Empresas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em São Paulo, outro levantamento feito pelo Sebrae apontou que as principais causas mortis das empresas estão relacionadas com a gestão: falta de planejamento, dificuldades administrativas e ausência de comportamento empreendedor. E uma forma de demonstrar que o escritório de contabilidade se preocupa com seus clientes para que não façam parte dessa estatística é oferecer dicas de gestão que ajudam a manter a sustentabilidade do negócio, além reforçar o papel da contabilidade como empresa consultora.
Muitas delas estão na publicação Manual de gestão – O essencial para sua empresa, guia que aprofunda, de maneira sistemática, estratégias voltadas para a sustentabilidade e gerenciamento dos negócios em todos os setores. Por isso, uma estratégia de fidelização é o escritório contábil oferecer o guia como forma de auxiliar seus clientes a gerirem seus negócios. Uma vantagem competitiva é que o Manual de Gestão, além de possuir conteúdo relevante, é enviado aos clientes de forma personalizada, com a marca do escritório contábil na capa da publicação. Ao entregar o Manual de Gestão aos seus clientes, a empresa contábil estará reforçando seu papel consultivo e a seriedade de seu trabalho, duas ações que colaboram, e muito, na fidelização dos clientes.
Conheça três principais dicas que podem despertar a atenção dos clientes e reforçar a importância da consultoria prestada pela empresa de contabilidade:
1- Planejamento estratégico
Planejar é tudo no mundo dos negócios. O planejamento requer muito mais atenção para estruturação da operação da empresa. O gestor de qualquer negócio deve alinhar processos, considerando todos os níveis, do estratégico até o operacional. Nessa etapa, outra dica de gestão é administrar rigorosamente os recursos financeiros, controlando o fluxo de caixa e definindo os investimentos que serão feitos na empresa. E aqui o escritório contábil se encaixa como empresa consultora e parceira do cliente.
2- Digitalização de processos e documentos
A indústria digital tem apresentado diversas soluções voltadas para otimizar tarefas e rotinas. A tecnologia permite agilidade e automação de processos, redução da taxa de erros e economia de tempo. E tempo é um bem muito precioso para qualquer setor. Por isso, a dica de gestão aqui é que seu cliente conheça as ferramentas tecnológicas de digitalização de documentos, relatórios e automação de rotinas. Uma solução recomendada é o uso de um ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial).
3- Indicadores de desempenho
Para acompanhar a situação financeira, o equilíbrio do negócio e o posicionamento da empresa dentro do mercado, outra dica de gestão é usar alguns indicadores de desempenho. Alguns exemplos: engajamento dos colaboradores com os objetivos da organização, lucratividade, custo, retorno dos investimentos, desperdício, entre outros adaptados para a realidade de cada empreendimento. Pelo resultado de cada indicador é possível melhorar processos, planejar novos investimentos e corrigir eventuais falhas de operação.
Sustentabilidade
Além dessas dicas de gestão, é essencial que o gestor estruture de forma clara, transparente e exequível o percurso que a empresa pretende percorrer rumo ao futuro e quais são as metas para alcançar os resultados planejados. Assim, oferecer noções de gerenciamento moderno é uma forma de reforçar os laços de confiabilidade e parceria junto aos clientes do escritório de contabilidade. Por isso, entregar exemplares do Manual de Gestão – O essencial para sua empresa é uma forma de a empresa de contabilidade ser sempre lembrada pelos clientes.