Quer conquistar mais clientes? Conhecer o potencial e se posicionar como consultor contábil e parceiro ajudam na prospecção.
Após uma crise da qual ainda se sentem os efeitos, a economia brasileira começa a dar sinais de melhora. E uma das alavancas são os Microempreendedores Individuais (MEIS) e as micro e pequenas empresas, que chegarão a 17,7 milhões em 2022, segundo pesquisa do Sebrae. O número é 43% superior ao atual, de 12,4 milhões de optantes pelo Simples Nacional.
Esses pequenos negócios têm um fator em comum: precisam lidar com a contabilidade, o que pode gerar dúvidas. Portanto, o momento é oportuno para conquistar mais clientes, desde que seu escritório contábil consiga se diferenciar. E o melhor momento para mostrar o real valor da sua empresa contábil é na primeira visita comercial.
Confira algumas dicas para ajudar sua empresa a conquistar mais clientes:
1- Conheça o seu potencial cliente
Colete dados sobre o negócio, tais como visão, missão e valores, seu campo de atuação, público-alvo, quem são os consumidores dos produtos ou serviços e em que setor ele está inserido. Assim você chegará preparado e poderá citar, inclusive, dados e pesquisas que mostrarão o seu conhecimento.
2- Demonstre interesse
Peça para que o seu potencial cliente conte a história da empresa, como ela foi fundada, seus objetivos. Essa é a melhor forma de gerar empatia e ainda identificar quais são as dores e anseios do empresário que podem ser solucionados pelo escritório contábil.
3- Vá além do mero prestador de serviço e se posicione como consultor
Pequenos empresários costumam ter muitas dúvidas sobre como conduzir cada etapa da abertura e consolidação de uma empresa. Nesse ponto, o contador deve se posicionar como um consultor e parceiro, proporcionando insights preciosos para o negócio. Uma boa forma é oferecer informações, como, por exemplo, as que constam no nosso Guia de Orientação para Abertura de Empresas. O material, que inclui o logo do escritório contábil e pode ser impresso ou digital, aborda temas como o planejamento da abertura, a tributação, a relação com a empresa contábil e os cuidados pós-abertura, destacando sempre a importância do profissional contábil em cada uma dessas etapas.
Com essas três dicas é possível demonstrar o valor do escritório contábil e, assim, conquistar mais clientes nesse momento em que a economia volta a ser favorável.