Antes de falar algo sobre posicionamento, é necessário ter em mente de uma maneira bem concreta uma série de outros conceitos sobre um escritório de contabilidade. É importante saber, por exemplo, os diferenciais, a missão, a visão e os valores da empresa (e, claro, colocá-los em prática à risca).
O posicionamento é, basicamente, as ações, práticas e ideias pelos quais uma empresa chegará ao seu objetivo. É a forma de pensar e lidar diante de uma série de aspectos que deverão nortear a escolha de “um lado”. O fundamental, porém, é que esse “lado” seja escolhido.
Vale ressaltar que é muito importante construir o posicionamento com todos que vivem o dia a dia da empresa, pois impactará fortemente em como o mercado verá o escritório. Aspectos econômicos, sociais, ambientais e até mesmo emocionais devem estar ao menos indiretamente ligados ao posicionamento por conta disso.
Outro motivo para tomar extremo cuidado com o caminho a ser tomado está no fato de que tomar partido implica em renúncias. Por exemplo, um escritório que se posiciona socialmente engajado deve colaborar com minorias e instituições de caridade. Uma empresa ecologicamente sustentável deve cuidar de seu lixo e utilizar papel reciclável, também.
A chave para que o posicionamento torne-se um trunfo para o empreendimento é manter a atenção a tudo que se ouve sobre a marca da empresa e ter foco para seguir o caminho definido.