O dicionário Aurélio é claro na definição do que é uma parceria: “relação de colaboração entre duas ou mais pessoas com vista a uma realização de um objetivo comum”. Acredite: buscar parceiros é uma ótima oportunidade gerar ações que fixem o nome de um escritório de contabilidade no mercado.
A parceria, obviamente, não pode ser feita ao acaso e sem nenhum estudo. De acordo com os segmentos em que o contabilista mais atua, deve-se avaliar as empresas que mais geram resultados e entrar em contato para verificar a viabilidade de uma sociedade. Também é preciso sentir o quanto essa relação pode ser benéfica para a empresa, já que uma marca líder em sua área de atuação pode ser pouco receptiva a parceiros.
O tipo de parceria a ser feita também precisa ser analisado, já que qualquer começo de relação entre pessoas ou empresas é delicado. A ligação com uma única empresa exige cuidados, já que a divulgação da marca pode ser limitada. Para não sair prejudicado em nenhum cenário, projetar os resultados que virão e verificar se a outra parte também está satisfeita é fundamental. Também é importante saber que, quanto mais visibilidade se obter no mercado, mais empresários estarão interessados em associações; e que nem toda proposta é válida.
Para ser efetivamente uma parceria, as ações devem beneficiar as duas marcas. Atividades sociais (como doações de roupas durante o Inverno ou plantar árvores), preços promocionais e sorteios que envolvam alguma premiação são apenas algumas atitudes que fortalecem a relação entre duas empresas. Também é importante deixar os colaboradores cientes da importância da nova associação, bem como passar todas as informações relativas ao novo parceiro.