Empresários contábeis podem estabelecer hábitos para que seus colaboradores consigam manter a saúde mental no home office e, assim, garantir o melhor atendimento aos clientes do escritório
Os últimos anos foram marcados por uma crise econômica que tomou proporções ainda maiores no Brasil em 2020, diante da pandemia da Covid-19. Como forma de desacelerar o contágio da doença, empresas de vários setores foram obrigadas a adotar o trabalho remoto a fim de garantir a continuidade dos negócios. Contudo, é preciso estar de olho em diversos aspectos nesse modelo, incluindo a saúde mental no home office.
No escritório contábil, o empresário pode adotar alguns hábitos para manter em dia a saúde mental no home office. Os desafios são inúmeros, mas o contador deve estar com o equilíbrio mental em dia para atender os clientes – que também estão passando por dificuldades e, por isso, precisam contar com uma assessoria tranquila e assertiva para driblar a crise.
Leia abaixo cinco dicas para colocar em prática na contabilidade e promover a saúde mental no home office:
1- Crie uma rotina assertiva
A saúde mental no home office depende de uma rotina, tal como acontecia antes do coronavírus. É importante que os afazeres domésticos não interfiram no horário de expediente e vice-versa, já que a falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode ser uma fonte de transtornos – especialmente com as crianças em casa.
Para evitar que o home office se transforme em dor de cabeça, estabeleça metas e atividades a serem cumpridas ao longo do dia. Crie uma lista de demandas profissionais e pessoais, estipulando horários de execução e prazos, e estimule a equipe a fazer o mesmo. E ao planejar as atividades do time, evite impor metas muito agressivas, além de manter um canal aberto para que os funcionários busquem ajuda da empresa caso sintam que não estão dando conta ou que não conseguirão cumprir os prazos estabelecidos.
2- Fique atento às redes sociais
É preciso foco e atenção redobrados ao hábito de frequentar redes sociais. A distração pode levar a falhas na condução do negócio contábil e passar uma impressão ruim para os clientes. Além disso, as redes sociais estão repletas de fake news que, sem uma análise prévia, podem contribuir para desestruturar a saúde mental no home office. Também é preciso ficar atento ao excesso de consumo de notícias sobre a pandemia e o cenário político que, embora fidedignas, podem se transformar em fontes de estresse.
Tenha sempre em mente que o contador é o principal assessor das empresas e, portanto, é de extrema importância que esteja focado na entrega de resultados e no cumprimento dos prazos.
3- Incentive a alimentação saudável
A saúde mental no home office também depende de uma boa alimentação. Aproveite o período de trabalho em casa para recorrer a alimentos naturais, frutas, legumes e verduras. E não se esqueça de beber no mínimo dois litros de água por dia. Além de promover a saúde mental, esse hábito também fortalece o sistema imunológico – fundamental, ao lado da correta higienização, para evitar a contaminação pelo coronavírus. Diversos especialistas alertam que a piora na alimentação durante a pandemia deixa a população mais vulnerável à Covid-19.
4- Estimule a prática de exercícios físicos
A orientação é para ficar em casa. E isso não significa que o contador deva se afastar dos exercícios físicos. Alongamentos e séries de abdominais, por exemplo, podem ser executados no lar entre as pausas do trabalho. Isso permite não apenas a manutenção do corpo, como colabora na distração e melhoria da saúde mental no home office. Para auxiliar nesse hábito, o contador pode se valer de conteúdos online e vídeos no YouTube com indicação de exercícios físicos que podem ser praticados dentro de casa, ou mesmo oferecer a seus colaboradores ginástica laboral online, com um profissional habilitado para tal.
5- Aproveite a família
Diante de tantas incertezas no cenário econômico e social, a única afirmação possível é que a pandemia transformou os hábitos em todos os níveis. Trabalhar em casa pode ser um desafio para o contador, acostumado com a rotina e ambiente do escritório. Porém, o home office aproximou o profissional do convívio familiar. Assim, acrescente na lista de cuidados para manter a saúde mental no home office períodos dedicados aos entes próximos. Mesmo para os empresários que moram sozinhos, é possível recorrer à tecnologia para se relacionar com amigos e parentes – com teleconferências, por exemplo.
A estabilidade do negócio contábil depende do equilíbrio e bem-estar de seus contadores. A crise vai se arrefecer e, para manter o escritório ativo no “novo normal”, a saúde mental é imprescindível.