A crise econômica afeta a todos. Mas, com estratégias certeiras de marketing contábil e muito planejamento, é possível crescer mesmo durante épocas difíceis.
1. Destaque sua empresa no mercado
Segundo o Instituto Data Popular, a crise econômica atingiu de 88% a 90% dos brasileiros, forçando-os a fazer mudanças e cortes em seus hábitos de consumo. E a regra é clara: se o consumo diminui, as empresas produzem menos. Com essa queda no faturamento, o fantasma do desemprego assombra muitas famílias, o que piora ainda mais a situação.
Por esses motivos, as empresas contábeis precisam lançar mão de estratégias certeiras e baratas. Pense no objetivo principal da sua empresa no momento (conquistar mais clientes, diminuir a perda de contratos, diminuir custos internos, etc.) e liste todas as ações possíveis de serem feitas para essa questão. Estude bem cada uma delas e observe quais são as mais fáceis, rápidas e que entregarão um resultado maior. Foque seus esforços nessas ações.
2. Aposte no marketing contábil
Com criatividade e inovação, é possível aproveitar a crise para crescer. Isso é feito por estratégias de marketing, utilizando a internet e os meios digitais, principalmente pela facilidade de medição de resultados.
A publicidade tradicional (Outbound Marketing) nem sempre é uma boa estratégia. Na verdade, é efetiva somente em 10% dos casos, segundo pesquisas, porque além de não ser segmentada apenas ao seu público, ela também perturba o cliente com propaganda excessiva e aparece mesmo que ele não queira visualizá-la.
Temos como uma opção mais direcionada o o Inbound Marketing, estratégia focada 100% no meio digital e no público definido pela sua empresa. O Inbound trabalha com marketing de conteúdo, ou seja, um site bem atualizado, com bom ranking no Google e redes sociais que entreguem muito conteúdo relevante e gratuito também são ótimas opções para conquistar novos clientes.
3. Usando o Inbound Marketing como estratégia
Muitas empresas contábeis ainda não concentram seus esforços nesse tipo de trabalho digital, seja por falta de conhecimento ou pela falta de proximidade com a área de marketing. Por isso mesmo, o Inbound é uma excelente opção. Com ele é possível fidelizar o cliente e atrair novos de forma quase que espontânea.
Essa estratégia inovadora aposta no relacionamento com o público, pela produção de conteúdo relevante ao consumidor. Dessa forma, ele é atraído pelo aprendizado e percebe a seriedade do trabalho prestado pela sua empresa.
O retorno financeiro, com possiblidade de crescimento em meio à crise, também pode ser obtido pelo Inbound Marketing porque essa estratégia possui um ROI (Retorno Sobre Investimento) de 275%, quando a comparamos com o marketing tradicional. Dessa forma, não há desperdícios de investimento. Além disso, se investe até 62% menos, em relação ao Outbound Marketing.
4. Menos dinheiro, mais resultados
É por isso que é possível crescer em meio à crise, quando se lança mão do Inbound Marketing. Uma excelente forma de educar seus clientes é enviar à eles exemplares de Contas em Revista, periódico de referência para os escritórios de contabilidade. É hora de montar as suas estratégias!