Endomarketing é uma estratégia que possui importância fundamental para as empresas, pois pode afetar diretamente seus resultados.
Leia abaixo e saiba como aproveitar ao máximo essa ferramenta.
O que é endomarketing?
Endomarketing são ações de marketing focadas no público interno da empresa, ou seja, seus colaboradores, revendedores, acionistas e etc. São estratégias institucionais que ajudam a desenvolver a imagem de um bom lugar para se trabalhar e, portanto, a diminuir a rotatividade de funcionários.
Qual é a importância?
Como citamos acima, o marketing interno é fundamental pois tem como meta promover menos rotatividade entre a equipe, além de aumentar a motivação e a produtividade no trabalho.
Essa pode ser a solução para o escritório de contabilidade melhorar seus resultados, já que baixos índices de absenteísmo e rotatividade geralmente são sinônimos de uma equipe motivada e unida, que pensa na empresa e em suas metas, para que o clima organizacional seja o melhor possível.
Como fazer endomarketing
Algumas ações que podem ser adotadas por seu escritório contábil:
1. Planejar suas ações, levando em consideração o que os funcionários do escritório pensam. Solicitar um feedback já é uma maneira de praticar marketing interno, que pode trazer informações valiosas sobre o que está bom e o que pode ser melhorado;
2. Após esse diagnóstico, é hora de partir para a prática. A sua empresa pode estimular a comunicação interna; promover eventos fora do horário de trabalho, incluindo a presença da família; investir em cursos; implantar um canal para envio de sugestões, etc.
3. Depois de um período de prática da estratégia, o gestor deve monitorar e avaliar os resultados, fazendo os ajustes necessários. Mas não é somente o chefe quem deve fazer isso: os funcionários também precisam colaborar, dizendo se as estratégias de melhoria estão funcionando, ou o que falta para isso acontecer. E não se esqueça de que o exemplo deve partir do gestor;
4. Também é papel do chefe incentivar os funcionários a lerem Contas em Revista, para que estejam a par dos assuntos publicados na revista da empresa. Como os clientes receberão os exemplares, é importante que a equipe esteja pronta para esclarecer eventuais dúvidas, fortalecendo o vínculo.
A satisfação interna não é permanente, mas, com ações de endomarketing, seu escritório está apostando em crescimento e sucesso.