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6 dicas simples para superar momentos difíceis

O mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Nos momentos difíceis, como o que o Brasil está vivendo atualmente, as micro e pequenas empresas são as mais afetadas.

Mesmo parecendo uma tarefa difícil, seu negócio conseguirá prosseguir caso consiga adotar estratégias claras de gestão. Para ajudar a superar as dificuldades, daremos algumas dicas que são fundamentais.

Dicas para superar os momentos de crise
Em se tratando de pequenas empresas, os clientes são reconhecidos pelo nome e relacionados ao seu gasto. Por isso, crie uma lista em ordem decrescente dos que mais consomem, e a siga na hora de contatá-los. Geralmente isso te ajudará a obter mais lucro.
Investir em marketing pode ser difícil nos momentos de crise, por isso estimule os clientes fiéis, amigos e familiares a divulgarem sua empresa nas redes sociais. Afinal, as pessoas costumam confiar mais na opinião de amigos.
Falando em redes sociais, elas são uma excelente estratégia de divulgação para o seu negócio, disponibilizando plataformas que, através das características do seu produto, dos seus clientes e de outros critérios, vai possibilitar encontrar novas pessoas que tenham um perfil parecido e que futuramente poderá ser um consumidor.
Os pequenos escritórios também podem buscar uma diversificação no mercado que atuam, principalmente mudando as estratégias de marketing contábil. Mas como? A propaganda da sua empresa pode estar direcionada a um público muito específico, é possível mudar para abrangê-la. Se seu produto está direcionado a uma cidade que não está rendendo tantos lucros, busque oferecê-lo a região metropolitana e cidades próximas. E, caso perca muito tempo do seu dia no trânsito, tente alugar um local mais central (os escritórios compartilhados são uma excelente opção) e traga os clientes até você.
Os donos da empresa devem estar sempre preparados para qualquer eventualidade, por isso também é importante que a situação financeira não seja exposta para não demonstrar fraqueza. Os conselhos dos funcionários, amigos e familiares são muito bem-vindos, pois possuem uma visão diferente da sua.
Investir na estratégia de não vender apenas serviços, mas sim aquilo que trará uma solução para o problema do consumidor (mais conhecido como valor agregado), vai beneficiar muito seu escritório contábil. Por isso, é importante que você não desvalorize o seu negócio diminuindo o preço e ofereça uma qualidade diferenciada, com um possível acompanhamento de pré e pós-venda.
E mesmo que difícil, acredite no seu serviço e seja persistente para conseguir adequar-se à situação atual do País.

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