A diferença entre Marketing Contábil, Publicidade e Propaganda 2

A diferença entre Marketing Contábil, Publicidade e Propaganda

Publicidade, propaganda e marketing contábil são três áreas distintas, e cada uma delas merece pelo menos um pouco da atenção do contador.

 

Você deseja aprender mais sobre marketing contábil? Então, o primeiro passo é entender a diferença entre publicidade, propaganda e marketing. É só continuar a leitura do texto.

Três áreas distintas
Em primeiro lugar, é preciso informar que são três áreas distintas. Ou seja, publicitário não é marqueteiro ou propagandista e vice-versa. Conheça o significado dos segmentos abaixo.

O que é publicidade?
É a área característica do público. Aquela que sabe como encontrar as informações certas para o mercado, porque possui as ferramentas adequadas para esse estudo. O publicitário desenvolve as melhores estratégias de divulgação, podendo atuar em diversas etapas desse processo, sempre visando os bons resultados.

O que é propaganda?
Quando você faz uma propaganda de algo, está falando sobre esse produto ou serviço. É a difusão de uma ideia, crença ou item, com ou sem intenção de venda.
Tendo esses conceitos definidos, é possível diferenciar publicidade de propaganda. Isso porque a segunda é o resultado do trabalho do primeiro. O publicitário criou métodos de divulgação de um produto, por exemplo, e o propagandista recebeu o material para disseminar a ideia nas mídias.
Ambos atuam com o público, sendo que a publicidade cria estratégias para atraí-lo e a propaganda transmite essas estratégias para cativar as pessoas.

O que é marketing?
Enquanto a publicidade cria métodos para atrair a audiência, e a propaganda divulga esse material criado, o marketing contábil tem como função planejar e executar ações que satisfaçam os objetivos do escritório.
Os responsáveis pelo setor de marketing de uma empresa definem o produto, o preço de venda, a praça (local de atuação) e a sua promoção (4P’s). Então é certo afirmar que o marketing, a propaganda e a publicidade atuam diretamente no público, cada segmento em sua especificidade.

São várias etapas
Podemos dizer que, apesar de se diferenciarem, os três setores atuam com o público e tem como resultado final a satisfação tanto de pessoas quanto de empresas.
O marketing trabalha para o lançamento de um produto ou serviço no mercado, tendo como resultado um planejamento, que será entregue ao setor de publicidade. Lá se estudam os melhores meios para divulgação do item, criando-se material que, depois de pronto, será entregue para distribuição por propaganda. Eles se diferem, mas também se complementam.

A diferença entre Marketing Contábil, Publicidade e Propaganda 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Font Resize
Chat - WhatsApp