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O que são os 4Ps do marketing contábil

Considerar os 4Ps do marketing contábil na estratégia é essencial para garantir mais assertividade e, por consequência, ter melhores resultados em suas campanhas

 

Ter um bom planejamento de marketing contábil é essencial para qualquer empresa que busca crescer no mercado. As metas são traçadas no planejamento, assim como as ações que contribuirão para que os objetivos sejam atingidos.
Os 4Ps são um conjunto consistente de métodos mercadológicos, também conhecidos como “mix de marketing”: Produto, Preço, Praça e Promoção, em que cada item corresponde a uma questão que deve ser analisada, para que o público-alvo escolhido seja atingido corretamente.

A ideia é simples de entender: imagine que as estratégias de marketing seu escritório sejam como uma receita de bolo. Para fazê-lo, são necessários ingredientes e medidas. Se errar em alguma coisa, o bolo não sai.
Abaixo, explicamos com mais detalhes como você deve avaliar cada item do mix de marketing no seu planejamento:

1. Produto
Esse item representa a oferta da sua empresa – pode ser um produto propriamente dito, ou um serviço. É algo que seu escritório de contabilidade oferece para satisfazer o desejo ou resolver um problema dos seus clientes.
No seu planejamento, tudo que diz respeito ao que a sua empresa está oferecendo deve ser avaliado aqui: como o serviço é realizado, o que está incluso, funcionalidades, etc.
É importante detalhar ao máximo as características em seu planejamento, para que seja possível fazer uma análise mais completa. Se possível, faça também uma comparação entre seus e serviços e os da concorrência.

2. Preço
Trata-se da quantia de dinheiro cobrada pelo serviço oferecido ao mercado. Para definir o custo de algo, é preciso levar em consideração alguns fatores:
• O serviço é mais barato, popular ou é considerado como Premium?
• Como o pagamento deverá ser feito? Será cobrado o 13º?
É importante ressaltar que aqui falamos de custo, e não de valor – apesar de o valor agregado ser de extrema importância para a definição do preço.
Ter uma boa estratégia de definição de preços, que leva em conta todos os fatores mencionados acima, é fundamental para o sucesso de uma empresa.
Não se esqueça de levar em conta que o custo do serviço deve ser suficientemente alto para que gere lucro, mas não pode ser tão alto que desestimule a contratação. O preço deve ser atrativo e competitivo, mas não pode pesar na receita da empresa.

3. Praça
São chamados de praça os locais em que os produtos ou serviços são disponibilizados (também conhecidos como pontos de venda ou PDVs). De nada adianta ter uma boa oferta (Produto), a um custo acessível (Preço), se a distribuição não for feita corretamente. Esse item envolve a logística, para que seu cliente tenha acesso à oferta.
No caso de empresas contábeis, consideramos toda a logística de entrega dos serviços contratados por seus clientes.

4. Promoção
O último componente dos 4Ps se refere à forma como seu serviço é divulgado para o público escolhido. São as estratégias e ferramentas que serão utilizadas para comunicar suas ofertas ao seu público.
Esse “P” é composto por propagandas, ações promocionais de vendas, marketing digital e qualquer outra forma de divulgação, e deve estar totalmente alinhado com todas as outras estratégias definidas, para que o público certo seja atingido e, é claro, se interesse pela oferta.

É importante ressaltar que todas as estratégias podem (e devem) ser avaliadas durante sua aplicação e, se necessário, alteradas.
Realizando essas análises, você passará a compreender melhor não apenas os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa, mas também o comportamento dos seus consumidores. Com isso, desenvolver estratégias mais assertivas fica muito mais fácil.

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