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Marketing de conteúdo gera conhecimento e relevância para o escritório contábil

O marketing de conteúdo, estratégia muito usada para mídias sociais, pode trazer muito mais que clientes – ela eleva a credibilidade e confiabilidade da empresa

 

Mais da metade dos brasileiros passa, em média, seis horas por dia conectada à internet. O número é resultado de pesquisa realizada em 2018 pela ESET, empresa internacional que atua com detecção de ameaças, e mostra como é importante para negócios de qualquer setor, incluindo o ramo contábil, estarem presentes e se comunicarem com seus clientes via rede mundial de computadores.

Por isso mesmo, o marketing de conteúdo se tornou uma metodologia cobiçada pelos escritórios contábeis. Essa estratégia pode ir muito além de simplesmente gerar potenciais clientes. Quando aplicada às mídias digitais, ela se reverte em resultados como elevação da credibilidade e confiabilidade da empresa – desde que, claro, o conteúdo compartilhado tenha qualidade e relevância.

Como se destacar?

Para fazer a diferença no oceano de informações que é a internet, é preciso, primeiro, identificar quem é seu público-alvo e o que ele precisa saber. No caso do escritório contábil, essa tarefa parece simples, não? Você quer falar com o empresário que precisa da contabilidade, certo? Mas é importante definir quem é esse empresário, em qual setor ele atua, se ele é pequeno, médio ou grande, entre outros fatores que podem influenciar no tipo de conhecimento que ele já possui e sobre o que deve saber. Esse é o ponto de partida para definir o tema e o tipo de conteúdo que a sua empresa irá divulgar.

Afinal, não adianta escrever sobre as principais regras do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) para uma empresa que tem 30 anos de mercado. O empresário já sabe muito sobre o tema, mas pode querer se informar, por exemplo, sobre as mudanças do eSocial. Mas se seu público-alvo são os microempreendedores, as regras do leão podem vir a calhar.

Conhecimento e relevância

O objetivo do marketing de conteúdo deve ser sempre gerar conhecimento, tornar a marca relevante no mercado, fazer com que ela seja a primeira a ser lembrada. Esses resultados só são alcançados quando a informação tem qualidade, diz algo, educa e propõe reflexão – ou seja, faz mais do que vender o seu serviço. O que você constrói quando produz e compartilha conteúdo de qualidade na internet é a perenidade da sua marca.

E como compartilhar esses conteúdos? Se o seu escritório contábil ainda não tem páginas nas principais mídias sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram), é melhor você correr – porque o concorrente com certeza tem.

E mais que montar uma página e compartilhar conteúdos, é fundamental estar em contato constante com os usuários, estimular que eles encaminhem dúvidas, responder a críticas e reclamações. Tudo isso mostra a relevância do seu escritório e atesta que ele estará presente sempre que o seu futuro cliente precisar.

KS2 Comunicação e Conteúdo para Contas em Revista

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