Reunião de sócios no escritório contábil: hora de avaliar mercado e metas 2

Reunião de sócios no escritório contábil: hora de avaliar mercado e metas

Encontros periódicos e com agenda prévia permitem aos empresários definir os rumos da organização diante de oscilações externas.

Você é do time que acha que reuniões são perda de tempo? Pois é hora de esquecer esse mito. A reunião de sócios do escritório contábil é uma ferramenta fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. É ela quem permite avaliar o cenário externo e definir se as metas e objetivos traçados no planejamento estratégico estão surtindo efeito ou se serão necessárias correções de rota para trazer os resultados esperados.
Para que esse encontro não seja meramente burocrático, deve contar com planejamento prévio. É preciso criar uma agenda e elencar os principais temas a serem debatidos. Lembre-se: a pauta deve ser propositiva, organizada e com foco naquilo que precisa ser decidido. Esses são alguns temas que devem ser abordados com certa frequência:

1 – Situação do mercado
A economia brasileira volta, aos poucos, a dar sinais de recuperação. A inflação desacelerou, os juros baixaram e alguns setores voltaram a investir, ampliando as oportunidades para escritórios contábeis. Mas ainda há oscilações no mercado, que precisam ser periodicamente analisadas e debatidas entre os sócios, a fim de adequar as metas à essa realidade.

2 – Análise econômica
As finanças do escritório contábil devem ser avaliadas a fim de identificar o desempenho nos últimos meses, se houve lucro, se é possível reduzir custos e despesas e se há montante sustentável de retirada, entre outros fatores que garantem a sustentabilidade da empresa.

3 – Análise mercadológica
Momento de avaliar como os serviços estão se comportando diante do mercado. A reunião entre os sócios é crucial para avaliar mudança de estratégia, novos investimentos e criação de outros serviços.

4 – Análise dos processos internos
O encontro periódico de sócios contábeis também facilita a análise dos processos internos do escritório e verifica o que pode ser melhorado, otimizando as atividades da companhia e, eventualmente, promovendo redução de custos.

Portanto, organize a agenda e comece agora a praticar a reunião entre sócios no seu escritório contábil. Os resultados serão logo sentidos nas atividades do dia a dia.

Leia também:

Conheça os 4Ps do marketing contabil e saiba como utilizá-los corretamente nas suas estratégias

Como sua empresa cuida da gestão de tempo?

Reunião de sócios no escritório contábil: hora de avaliar mercado e metas 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *