5 apps e técnicas para desestressar, relaxar e manter o foco 2

5 apps e técnicas para desestressar, relaxar e manter o foco

Estresse e ansiedade são partes naturais na vida de todo mundo, principalmente em uma sociedade em que tudo acontece muito rápido e em que os prazos são apertados. Com a rotina corrida do dia a dia, é natural que você sinta a pressão crescer e, por consequência, o estresse aumentar. Imprevistos também acontecem, e podem fazer com que você se sinta desconfortável e até mesmo debilitado.

Pensando nisso, e aproveitando o fato de que o começo do ano é o momento mais utilizado para refletir e se organizar para os próximos meses, criamos uma lista com técnicas e aplicativos que podem te ajudar a relaxar e desacelerar o ritmo. A pressão faz parte da rotina e possui um papel importante na obtenção de resultados – mas tudo tem um limite. Por isso, é importante estar com a cabeça limpa, relaxada e descansada. Assim você conseguirá conduzir a sua equipe e sua empresa com mais competência, segurança e tomando decisões melhores.

Sattva
As meditações do app são guiadas, o que facilita a prática para muita gente. Além disso, o Sattva também oferece alguns diferenciais: com ele é possível fazer uma comparação do seu humor antes e depois da meditação, utilizar o temporizador para cronometrar o tempo que a prática irá durar e, além de tudo, o app também monitora seus batimentos cardíacos e traz insights para o seu dia.
Gratuito para iOS e Android.

Pacifica
Para te ajudar a relaxar e diminuir a ansiedade, os criadores do aplicativo basearam-se na terapia cognitiva comportamental, combinada com técnicas de relaxamento e bem-estar. Com o monitoramento das suas atividades diárias (via texto ou áudio), o app te ajuda a compreender o que está deixando você ansioso ou estressado para que, dessa forma, você possa quebrar o ciclo e trabalhar essas questões.
Gratuito para iOS e Android

Calm
O app traz técnicas de meditação, respiração, relaxamento e ainda ajuda a trazer um pouco mais de qualidade para o seu sono. O objetivo do Calm é trazer clareza, alegria e paz para a loucura da nossa rotina diária.
Grátis para iOS e Android

Técnicas de relaxamento

1. Mindfulness
A técnica, cada vez mais conhecida no Brasil e no mundo, pode ser traduzida como “atenção plena” e está diretamente ligada ao budismo. O Mindfullness estimula a meditação e o relaxamento, e ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, além de colaborar com a melhora do sono.
Existem uma série de livros, vídeos e cursos que podem te ajudar a colocar o mindfullness em prática, mas fizemos um breve passo a passo para te ajudar a começar:
– Reserve um tempo para você.
Separe cerca de 10 minutos por dia, em um momento em que você estará mais relaxado (pode ser de manhã, logo depois de acordar, ou depois de chegar em casa, por exemplo). Concentre-se: desligue seu celular, TV e qualquer outro dispositivo.– Respire e fique confortável
– Sente-se com a coluna ereta e fique confortável, de preferência em um local silencioso. Pode ser na cama, cadeira ou sofá, e você pode manter as pernas paralelas ao chão ou dobradas. Sentar em uma almofada pode ajudar.
Respire naturalmente e concentre as suas sensações em seu corpo – pernas, estômago, peito, narinas. Sinta o ar entrando em seus pulmões e saindo devagar. Foque na sua respiração.
– Use seus recursos
Depois da breve meditação, procure estar focado no momento presente, em cada atividade do seu dia. Traga a consciência do aqui e do agora. Por exemplo: preste atenção à temperatura da água e ao movimento de suas mãos enquanto lava louça. Ou perceba o toque do lençol, cobertor e travesseiro na sua pele quando se deitar.
– Pratique a técnica no seu dia a dia
O mindfulness pode ser utilizado em vários momentos — como numa discussão com algum colega de trabalho ou fornecedor, por exemplo. Pratique a consciência respiratória e depois, mesmo no ápice do conflito, esteja atento(a) à respiração, ao corpo e às emoções. Permaneça no momento, em vez de já ficar bolando como você responderá a alguma ofensa ou remoendo o que já passou.

2. Distanciamento
A técnica do distanciamento é apenas uma forma de ajudar o seu cérebro a se acalmar em situações estressantes. Funciona assim:
– Visualize mentalmente a situação ou pessoa que causou o estresse.
– Imagine essa cena se distanciando, ficando cada vez mais longe, até o cenário desaparecer por completo.
Seu cérebro foi configurado para reagir a problemas e, por isso, os enxerga como se fossem grandes e estivessem muito próximos. Com essa técnica, o cérebro se acalma pois enxerga o problema se distanciando, o que permite que você tome decisões mais objetivas para resolver a situação.
Colocando algumas dessas práticas na sua rotina, você perceberá não só o aumento do foco e da sua produtividade, mas também uma melhora significativa na sua saúde mental.

5 apps e técnicas para desestressar, relaxar e manter o foco 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *